Exemplos de Linguagem Figurativa na Literatura, da personificação à onomatopeia.
Öykü Penceresi Metni
Semelhante
Metáfora
Personificação
??
Simbolismo
hipérbole
“ Oh, ela ensina as tochas a brilhar! Sua beleza paira sobre a face da noite, Como uma joia preciosa na orelha de um etíope.”
“ E cada brasa moribunda separada forjou seu fantasma no chão.”
“ Ele dá uma sacudida nos sinos de seu arnês Para perguntar se há algum engano.”
Mesmo a morte não estragou sua graça, pois jazia na terra como um vaso quebrado de flores vermelhas, e nós ficamos ao seu redor, maravilhados com sua beleza exótica.
“ O oceano de Netuno lava este sangue Limpo da minha mão? Não. Esta minha mão prefere Os mares multitudinários encarnados, marcando o verde de vermelho.”
Imagens
Oxímoro
Linguagem figurativa
Onomatopéia
Apóstrofo
Paradoxo
“Era uma manhã chuvosa e muito úmida. Eu tinha visto a umidade do lado de fora da minha janelinha, como se algum goblin tivesse chorado ali a noite toda e usando a janela como um lenço de bolso. Agora, eu vi a umidade nas sebes nuas e na grama esparsa, como um tipo mais grosseiro de teias de aranha: pendurando-se de galho em galho e folha em folha.
“ Lindo tirano! Demônio angelical! Corvo com penas de pomba, cordeiro devorador de lobos! Substância desprezada do show mais divino Exatamente o oposto do que tu justamente pareces.”
“ Ouça os altos sinos de alarme, Sinos de bronze! Que história de terror, agora, sua turbulência conta! No ouvido assustado da noite Como eles gritam de medo! Muito horrorizado para falar, Eles só podem gritar, gritar, Fora de sintonia… Como eles ressoam, se chocam e rugem!”
“ É uma adaga que vejo diante de mim A adaga na minha mão? Venha, deixa-me te abraçar! Eu não te tenho, mas ainda te vejo.
“ Guerra é Paz”; "Liberdade é escravidão"; "Ignorância é força."