Catherine, filha de um cavaleiro, vive em uma pequena mansão na Inglaterra medieval. Aos treze anos, ela está perto da idade adulta e gasta grande parte do tempo tentando evitar responsabilidades aborrecidas e comportamento parecido.
CLÍMAX
O pai de Catherine decidiu que era hora de casar com Catherine. Ele trata seu casamento como uma transação financeira e está planejando se casar com ela para o pretendente mais rico que ele pode encontrar, apesar das objeções de Catherine.
QUEDA DE AÇÃO
Lembre-se, Little Bird, no mundo vindouro, você não será perguntado: "Por que você não era Perkin", mas "Por que você não era Catherine?"
Catherine faz tudo em seu poder para assustar os pretendentes. Quando a feia Barba Shaggy insiste em casar com ela de qualquer maneira, no entanto, ela se recusa a aceitá-la. Catherine testemunha os altos e baixos da vida de mansão, incluindo casamentos, nascimentos e óbitos, enquanto tentava descobrir como evitar a vida miserável à sua frente.
RESOLUÇÃO
Catherine finalmente concorda em se casar com a Barba Shaggy para usar seu dinheiro para salvar um urso abusado. Pouco antes da sua chegada, no entanto, ela foge, incapaz de enfrentar a realidade do casamento com alguém que ela detesta.
Ao visitar Ethelfritha, Catherine percebe que não pode fugir de sua vida, mas deve aproveitar ao máximo. Ela decide que pode se casar com a Barba Shaggy e ainda ser Catherine. Quando ela retorna, em casa, no entanto, ela descobre que Shaggy Beard morreu.
O filho de Shaggy Beard Stephen oferece casar-se com Catherine. Catherine acredita que Stephen será muito melhor que seu pai e aceita sua oferta de casamento com alívio e esperança para o futuro.