O título soa estranho. Jabber? Pode significar falar muito rápido, como "tagarelar". Talvez seja uma linguagem de som rápido?
O poema começa no bosque à noite. A segunda estrofe começa com um pai advertindo seu filho de um monstro com dentes afiados e garras chamado Jabberwock; Ele também o avisa do pássaro Jubjub e do Bandersnatch. O filho pega sua espada e procura os monstros. Ele repousa junto ao Tumtum quando de repente o Jabberwock aparece. O filho corta o Jabberwock e leva sua cabeça de volta para seu pai, onde seu pai o recebe em seus braços com alegria no triunfo do menino.
O narrador usa palavras sem sentido e palavras reais, e às vezes uma combinação dos dois. Todos criam uma sensação de antecipação, medo e aventura. Algumas das palavras e frases mais proeminentes incluem "beware", "mandíbulas", "garras", "frumious", "espada vorpal", "olhos de chama", "burbled", "snicker-snack", ", E" chortled. "
O tom do narrador é suspense, elevado no estilo, e brincalhão.
Há algumas mudanças. O primeiro acontece entre a segunda e terceira estrofes, onde o pai avisa seu filho das criaturas no bosque, mas então o filho pega sua espada e os ataca de qualquer maneira. O turno seguinte ocorre quando o filho volta para casa e seu pai está aliviado e em êxtase. A última estrofe repete a primeira, mas desta vez, não é uma sensação de presságio; Em vez disso, parece mostrar que tudo volta ao normal.
O título é sobre um monstro chamado Jabberwock, que o filho estabelece com sua espada para matar.
O tema do poema é a clássica batalha do bem contra o mal, e também o desejo do menino de fazer seu pai orgulhoso. A alegria de seu pai sobre o sucesso de seu filho confunde ainda mais este tema.