Crie um pôster biografia que homenageie a vida e o legado de um indígena da região do planalto das Américas!
Storyboard Text
A Guerra Nez Perce Em 1877, eclodiram combates entre um dos bandos Nez Perce e os colonos. O governo dos Estados Unidos mais uma vez tentou forçar o Nez Perce a se mudar para a reserva em Idaho. O Chefe Joseph sabia que seu povo seria derrotado pelo Exército dos EUA, então ele os levou ao Canadá na esperança de se encontrar com Touro Sentado e o povo Sioux. O Nez Perce viajou 1400 milhas e travou 14 batalhas com o Exército dos EUA em seu caminho. Eles sofreram muitas baixas. O chefe Joseph e o que restou de seu povo finalmente chegaram à fronteira com o Canadá em 5 de outubro de 1877. Eles se renderam.
O chefe Joseph nasceu em Wallowa Valley, Oregon, como membro da Nez Perce Nation. Os Nez Perce se autodenominam Niimíipuu, que significa "O Povo". Seu nome Nez Perce era Hin-mah-too-yah-lat-kekt, que significa Trovão Rolando Montanha abaixo.
Chefe Joseph
1840 - 1904
Coloque a pessoa aqui
Em 1855, seu pai negociou um acordo com o governador de Washington para manter a terra de Nez Perce em uma paz que duraria vários anos. Ouro foi descoberto nas terras de Nez Perce. Em 1863, o governo dos Estados Unidos exigiu que os Nez Perce se mudassem de suas terras no Oregon para Idaho. Seu pai recusou. Joseph tornou-se chefe em 1871 e tentou muito defender os direitos à terra de Nez Perce e manter a paz com os colonos brancos.
“Estou cansado de lutar. Nossos chefes estão mortos. Os velhos estão todos mortos. São os jovens que dizem sim ou não. Aquele que liderou os jovens está morto. Está frio e não temos cobertores; as crianças estão morrendo de frio. Meu povo, alguns deles, fugiram para as montanhas e não têm cobertores, nem comida. Ninguém sabe onde eles estão - talvez morrendo de frio. Quero ter tempo para olhar para meus filhos, e ver quantos deles posso encontrar. Talvez eu os encontre entre os mortos. Aqui estou, meus chefes! Estou cansado; meu coração está doente e triste. De onde o sol está agora, Não lutarei mais para sempre . "
O chefe Joseph continuou a defender seu povo, embora pacificamente. Ele se reuniu com os presidentes Hayes e Roosevelt em momentos diferentes para lutar pelos direitos dos índios americanos. Em 1885, o governo dos Estados Unidos permitiu que o povo Nez Perce retornasse a Idaho, onde sua reserva permanece até hoje, mas eles não foram autorizados a retornar à sua terra natal no Vale Wallowa, Oregon.
O chefe Joseph morreu em 21 de setembro de 1904 na Reserva Indígena Colville, no estado de Washington. “Eu acredito que muitos problemas e sangue seriam salvos se abríssemos mais nossos corações.” “A Terra é a mãe de todas as pessoas, e todas as pessoas deveriam ter direitos iguais sobre ela.” “Deixe-me ser um homem livre, livre para viajar, livre para parar, livre para trabalhar, livre para negociar onde eu quiser, livre para escolher meus próprios professores, livre para seguir a religião de meus pais, livre para falar, pensar e agir para mim - e vou obedecer a todas as leis ou submeter-se à pena. ”