Ei, pessoal, na última aula de gramática, o professor falou sobre adjunto adnominal, mas eu ainda estou um pouco confusa. Alguém pode me ajudar?
Glida: 2
Claro, Maria! O adjunto adnominal é um termo acessório daoração que se liga a um substantivo para caracterizá-lo ou especificá-lo melhor. Pode ser um artigo, um adjetivo, um pronome ou uma locução adjetiva.
Isso mesmo, João. Vou dar um exemplo para ficar mais claro: "A casa vermelha é da minha avó." Nesse caso, "vermelha" é um adjetivo que está qualificando "casa". Logo, é um adjunto adnominal.
Entendi! Então, se eu disser "Os meus livros estão na estante", "meus" é um adjunto adnominal porque está especificando de quem são os livros, certo?
Exatamente, Maria! E veja este exemplo: "Ele comprou três maçãs." Aqui, "três" é um numeral que está determinando a quantidade de maçãs, funcionando como um adjunto adnominal.
Glida: 3
Isso mesmo. Só para reforçar, uma locução adjetiva também pode ser adjunto adnominal. Por exemplo: "Ela gosta de música clássica." A palavra "clássica" aqui está qualificando "música", funcionando como adjunto adnominal.
Obrigada, pessoal! Acho que agora ficou bem mais claro. Vou praticar mais esses conceitos em casa.
Exato, João. E se fosse uma locução adjetiva, seria algo como "Ela gosta de música de qualidade." A expressão "de qualidade" está especificando o tipo de música, então também é um adjunto adnominal.
Glida: 0
Ah, e não podemos esquecer dos artigos. Quando eu digo "O carro do João é novo", "o" é um adjunto adnominal que está determinando "carro".
Legal! Então, adjuntos adnominais podem ser artigos, adjetivos, pronomes, numerais e locuções adjetivas. Acho que estou começando a entender melhor.