Responda às perguntas: "quem, o quê, quando, onde, por que e como" em relação ao comércio de peles e seu impacto na América do Norte.
Storyboard Text
COMO isso impactou a história?
O comércio de peles levou à colonização europeia do Canadá.
QUAL era o comércio de peles?
.
Quem estava envolvido?
O comércio de peles foi um dos principais motivos pelos quais os europeus exploraram e colonizaram o Canadá. Com ele vieram novos colonos, missionários e a Grã-Bretanha, França e os povos indígenas competindo pelo controle da terra.
Os europeus trocaram com os indígenas por peles de castor no Canadá. A imensa popularidade dos chapéus de feltro europeus impulsionou o negócio. Os castores na Europa foram caçados até quase a extinção, mas o Canadá tinha muitos!
Os principais jogadores foram as Primeiras Nações, os franceses e os britânicos. Os franceses negociaram com as Primeiras Nações, como Huron e Algonquin, por peles de castor. Os britânicos negociavam com as Primeiras Nações, como as da Confederação Haudenosaunee. Essas se tornariam alianças importantes.
POR QUE isso ocorreu?
DINHEIRO
TERRA
O COMÉRCIO DE PELE: 5Ws & H
QUANDO aconteceu?
ONDE aconteceu?
Noroeste Territórios
Os franceses e britânicos queriam ganhar dinheiro com o comércio de peles e controlar a terra, enquanto as Primeiras Nações buscavam manter seus direitos e herança à terra. O comércio de peles era a indústria mais importante da região e aumentava a riqueza e o poder de quem o controlava.
POTÊNCIA
O comércio de peles começou em 1600 e durou mais de 250 anos!
1600-1870
O comércio de peles se estendeu por todo o Canadá e norte dos Estados Unidos em regiões como os Grandes Lagos e a Baía de Hudson, "Terra de Rupert" e "Territórios do Noroeste".