Crie um pôster com a biografia de um nativo americano famoso ou influente da região das grandes planícies!
Storyboard Text
Maria Tallchief é considerada uma das maiores dançarinas do mundo. Ela recebeu muitas homenagens e prêmios, incluindo o Kennedy Center Honors em 1996 por suas contribuições ao longo da vida à cultura americana e a Medalha Nacional de Artes em 1999.Ela recebeu o nome de Wa-Xthe-Thomba pelo Osage, que significa "Mulher de Dois Mundos "e há uma estátua dela, junto com outras quatro bailarinas nativas americanas, em Tulsa, Oklahoma, chamada de Cinco Luas. Maria Tallchief morreu em 11 de abril de 2013, deixando um legado duradouro de criatividade e resiliência.
Como bailarina, Maria viajou por todo o mundo. De 1947 a 1960, Maria foi a primeira bailarina principal do prestigiado New York City Ballet . Tallchief foi o primeiro nativo americano a conseguir isso. Ela também foi a primeira americana a dançar com o Paris Opera Ballet. Tallchief dançou em muitas produções famosas, como Orpheus , Scotch Symphony , Srta. Julie , Firebird e O Quebra-nozes . Ela foi elogiada por sua graça, precisão técnica, musicalidade e força. Após uma folga para o nascimento de sua filha Elise em 1959, ela voltou ao balé e continuou a dançar até 1965, quando se aposentou. Tallchief fundou o Chicago City Ballet com sua irmã Marjorie em 1981.
Elizabeth Marie Tallchief nasceu em 24 de janeiro de 1925, em Fairfax, Oklahoma. Sua mãe adorava música e dança. Seu pai era Osage e enriqueceu com o petróleo descoberto em suas terras. Desde tenra idade, Maria se destacou nas artes, inspirada na música e dança do Osage. Aosoito anos, sua família se mudou para Los Angeles, Califórnia. Maria continuou a estudar balé e piano e, aos doze anos, optou por se concentrar exclusivamente na dança. Ela começou a treinar em uma escola de balé de elite com uma famosa bailarina russa, Madame Nijinska. Aos 17 anos, Maria se mudou para Nova York para perseguir seu sonho de se tornar uma primeira bailarina. Ela conseguiu um papel na companhia de balé russa, Ballet Russe de Monte Carlo, onde se tornou uma solista de destaque.
MARIA TALLCHIEF
1925–2013 -Elise Paschen, Filha de M aria Tallchief
“Minha mãe era uma lenda do balé que se orgulhava de sua herança Osage. Sua presença dinâmica iluminou a sala. Sentirei falta de sua paixão, compromisso com sua arte e devoção a sua família. Ela elevou a fasquia e se esforçou pela excelência em tudo o que fazia. ”