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Filosofia-Sócrates

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  • Hoje, no Colégio Militar de Porto Alegre, o professor de filosofia do 1º ano convidou o filósofo Sócrates para dar uma aula especial em seu lugar, vindo direto da Grécia Antiga para os dias atuais.
  • Uau! Que arquitetura belíssima! Deve ser aqui mesmo.
  • Na sala de aula...
  • Bom dia, classe! Sou o filósofo Sócrates, muito prazer!
  • O seu professor teve a gentileza de me convidar para ensinar a vocês o Método Socrático. Também pretendo comentar um pouco sobre a sua relação com os dias atuais.
  • Todos prontos?
  • Sim, senhor!
  • Pois bem! Devem estar se perguntando como posso eu, um ateniense que veio de um tempo muito longínquo, opinar sobre o que se passa nos dias de hoje.
  • Ainda estou tentando entender essa máquina, mas creio que já aprendi um pouco sobre o século XXI. Estou fascinado particularmente por essa tal de internet .
  • Podem ficar tranquilos! Quando seu professor me convidou para esta aula, fui presenteado com esta caixinha estranha, que ele chama de “celular”.
  • O Método Socrático
  • O Método Socrático tem como objetivo a busca pela verdade e pelo conhecimento através do diálogo, e é dividido em duas fases: a Ironia e a Maiêutica.
  • Dito isso, podemos começar nossa aula...
  • Nela, buscamos fazer com que o interlocutor assuma sua própria ignorância a respeito desse tema.
  • A Ironia
  • A Ironia é a parte inicial do método, na qual ocorre uma discussão sobre um assunto, baseada em diversos questionamentos.
  • Digam-me, o que é a ética para vocês?
  • A Ironia
  • Para praticarmos a Ironia, eu posso sugerir um breve debate sobre algum tema relacionado a vida humana, como a ética, por exemplo.
  • Ah, essa é fácil! Ética é quando se busca fazer as coisas de forma correta, ou seja, são os princípios nos quais se baseia um comportamento ideal.
  • A Ironia
  • Muito bem, jovem! Mas alguém poderia me esclarecer o que seria um comportamento ideal?
  • Acho que são aquelas ações que promovem o bem.
  • A Ironia
  • Certo, e pelo que define-se o bem?
  • Hã...não tenho muita certeza do que seria o bem, senhor.
  • A Ironia
  • Pois bem, esse exemplo foi importante para percebermos que na Ironia os debatedores podem acabar chegando a um impasse.
  • A Maiêutica
  • Ou seja, a discussão inicial é interrompida e dá lugar à segunda fase do método.
  • Essa nova etapa é chamada de Maiêutica, que é a técnica de “dar à luz ao conhecimento”.
  • Nela, exemplos do tema central são debatidos e novas perguntas são feitas.
  • Dessa forma, a partir da Maiêutica, cada um de vocês tiraria suas próprias conclusões sobre o assunto.
  • A Maiêutica
  • Poderíamos, por exemplo, estender o debate e continuar refletindo sobre a ética e os valores humanos.
  • Explicadas as duas fases do Método Socrático, também é necessário dizer que a verdade que se busca através dele está no interior do indivíduo, e não à sua volta.
  • Mas, senhor, como então, a partir desse método, nós podemos alcançar a verdade?
  • Meu jovem, a resposta é simples: além de usufruir do Método Socrático, também deve-se refletir sobre o tema e buscar ter autoconhecimento.
  • Falando em autoconhecimento, costumo compartilhar com meus alunos uma frase que uma vez vi em um oráculo grego, que em português significa: “Conhece-te a ti mesmo”.
  • Senhor, mas como acha que nós podemos desenvolver o autoconhecimento nos dias atuais?
  • Nesse momento, entra na sala o professor de filosofia do 1º ano...
  • Ótima pergunta! Para adquirir autoconhecimento, é importante pensar sobre seu comportamento, as atitudes do cotidiano, suas experiências, etc.
  • O conteúdo que elas expõem pode acabar estimulando a superficialidade entre os usuários e raramente incentiva o olhar para nós mesmos, para o nosso interior.
  • Porém, pelo que pude ver, brevemente, nas tais redes sociais, a sociedade atual busca cada vez menos investigar a essência do indivíduo.
  • Pois bem, para finalizarmos a aula, gostaria de agradecer a todos pela atenção e por terem participado das discussões que propus! Surgindo qualquer dúvida, perguntem!
  • E assim Sócrates voltou a Atenas e aos debates de seu tempo, incorporando a eles não só o que já sabia, mas o que havia descoberto ao visitar o mundo de séculos no futuro.
  • Com licença, senhor Sócrates. Bom dia a todos!
  • Professor, que bom vê-lo! Acabamos de finalizar a aula. Obrigado pelo convite!
  • Foi uma honra! Espero que o senhor venha mais vezes ao colégio para transmitir sua grandiosa sabedoria!
  • Normalmente eu responderia: "Só sei que nada sei". Mas nesse caso, aceito o elogio!
  • Adeus, professor! Adeus, turma!Salve o Brasil, CMPA!
  • Brincadeiras à parte, a honra é toda minha! Certamente retornarei. Agora preciso ir! Tenho um debate marcado em Atenas e não posso perdê-lo por coisa alguma!
  • Adeus, senhor Sócrates!
  • Fim
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