A NARRATIVA SE INICIA QUANDO UM COLONIZADOR PORTUGUES SE PERDEU EM MEIO A MATA NO LITORAL , AO CONTINUAR CAMINHANDO ELE SE DEPARA COM UMA INDIA DA TRIBO INIMIGA RECEBENDO UMA FLECHADA DA MESMA.
FERIDO ELA O LEVA PARA SUA TRIBO , ELE E RECEBIDO COM UMA CERTA RECEPÇAO PELO PAJE
IRACEMA PORTADORA DO SECREDO DE JUREMA um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras O DANDO PARA MARTIM PARA QUE ELE EVITE AS TENTAÇOES , TENTO ALUCINAÇOES ELE SE RELACIONA COM ELA ...
a índia quebra o voto de castidade, o que significa uma condenação à morte. Martim, por sua vez, também é perseguido: Irapuã e seus homens querem beber seu sangue. A aliança com os pitiguaras torna-o um inimigo ainda mais indesejado.
O casal, então, refugia-se em uma praia deserta, onde Martim constrói uma cabana. Iracema passa muito tempo sozinha enquanto o amado fiscaliza as costas, em expedições a mando do governo português. Martim é constantemente tomado pela melancolia e nostalgia de sua terra natal, o que entristece Iracema, que passa a pensar que sua morte seria, para ele, uma libertação.
Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas Martim precisa partir para defender, junto a Poti, a tribo pitiguara, que está sob ataque. Iracema acaba tendo o filho sozinha, e batiza a criança de Moacir, o nascido de seu sofrimento. Ferida pelo parto e pela tristeza profunda, o leite de Iracema seca; Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe a criança e falecer logo em seguida.Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/iracema.htm