Olá! Vamos aprender sobre um ancestral comum do grupo hominideo: os australopitecos
Os australopitecos: características
Os australopitecos: sobrevivência
Os australopitecos viveram nas savanas africanas de 4,2 milhões a 1,4 milhão de anos atrás. Estudando a posição dos ossos da bacia e do joelho e as impressões de suas pegadas, deduziu-se que todos podiam andar sobre duas pernas (bipedalismo), ou seja, tinham postura ereta.
Os australopitecos: espécies
Há cerca de 3 milhões a 2,2 milhões de anos surgiram outras espécies de australopitecos,; como: Lucy
Quanto ao tamanho, estes animais possuíam pequeno porte, medindo entre 1 m e 1,5 m de altura e pesando entre 30 kg e 50 kg. Os dentes e o maxilar também eram diferentes, bem maiores e mais pesados que os dos humanos.
Os australopitecos: evolução
Uma espécie desse ancestral chamado garhi, foi o mais evoluído,uma vez que os seus fósseis têm sido encontrados junto a estes e a restos de animais retalhados, o que sugere que esta espécie pode ter iniciado uma indústria de fabricação de instrumentos.
Os australopitecos: resumo
O australopithecus é um dos possíveis ancestrais da linhagem dos hominídeosO australopithecus viveu nas savanas africanas de 4,2 milhões a 1,4 milhão de anos atrás. Tinham a aparência semelhante a dos chimpanzés. Os australopithecus eram bípedes e tinham pequeno porte. Lucy é um fóssil de australopithecus.
Lucy, uma australopitheus afarensis, viveu entre 3,8 milhões e 2,9 milhões de anos atrás e tinha de 375 cm³ a 550 cm³ de crânio, semelhante ao do chimpanzé, mas com dentes e ossos da perna parecidos com os da espécie humana, além de ter postura ereta (pegadas preservadas em cinzas vulcânicas reforçam essa hipótese).
Dos australopitecos podem ter surgido os primeiros representantes do gênero Homo, com corpo e cérebro maiores, entre eles o Homo habilis.Os australopitecos já usavam pedaços de pedra ou ossos para cavar, pegar pequenos animais e se defender, e o Homo habilis foi o primeiro a fabricar ferramentas de pedra lascada
Você conhece o homo habilis? Os australopitecos são o começo deles!