Os professores podem copiar este storyboard e usar como modelo em sala de aula. Adicione ou exclua colunas e peça aos alunos que encontrem um número x de exemplos da peça ou romance que estão lendo no momento.
Snemalna Knjiga Besedilo
CONCRETO
Comumente referido como "Arma de Chekov", é quando o autor declara explicitamente algo que deseja que você saiba no futuro. No exemplo homônimo, se um autor menciona um rifle pendurado na parede em um capítulo inicial, ele será usado posteriormente.
EXEMPLOS DA LEITURA
EXEMPLO 1
EXEMPLO 2
EXEMPLO 3
Também conhecido como "Profecias", esse tipo de prenúncio está ligado a uma fortuna ou profecia que um personagem receberá, que diz explicitamente ao leitor o que acontecerá no futuro. Embora às vezes essa fortuna ou presságio possa parecer pouco claro, eles acabam se tornando realidade no final.
PROEMINENTE
"Flashback/Flash-forward": Quando um autor precisa que o leitor saiba algo que não se encaixa no enredo atual, ele geralmente usa um flashback ou flash-forward para fornecer as informações ao leitor. Na maioria das vezes, as informações obtidas no flash terão pistas ou dicas de algo que o autor deseja que você lembre ou aprenda mais tarde, o que torna essa uma ótima forma de prenúncio.
EVOCATIVO
Também referido como Prenúncio "Simbólico": Este tipo particular de prenúncio é muito mais difícil de captar. É abstrato e requer pensar fora da caixa. É uma dica ainda mais oblíqua do que outros tipos de prenúncio. Em um romance, por exemplo, o autor poderia descrever uma mudança repentina no clima. Essa mudança geralmente prenuncia uma mudança na sorte, humor ou comportamento de um personagem.
ABSTRATO
FALÁCIA
Comumente chamado de "The Red Herring": Este é o mais divertido de todos os tipos de prenúncio. Uma lata de arenque vermelho é um ganso selvagem ou uma cortina de fumaça que desvia a atenção dos leitores. Seu único objetivo é despistar o leitor, causando mais suspeitas, intrigas e surpresas. É comumente encontrado em obras de ficção policial, mas pode ser usado em qualquer lugar que o autor precise para evitar suspeitas.