A tempestade em si é um catalisador para que esse plano se desenvolva. Permite que Alonso (pensando que seu filho estava morto) percebe que precisa reparar suas ações, e revela as naturezas traiçoeiras de Antonio, Sebastian e Caliban. É um método de vingança, mas, em última instância, leva à redenção de todos os personagens.
Ariel é uma ferramenta para Prospero usar para completar seu trabalho, mas ele também representa a liberdade final que Prospero espera ter uma vez que seu plano foi totalmente executado. Ariel é crucial para a história, manipulando personagens com sua música. Ele também adverte Prospero de perigo. Sem Ariel, o plano de Prospero nunca teria conseguido.
MONSTROS
O JOGO DE XADREZ
Quando Stephano e Trinculo tropeçam em cima de Caliban que esconde debaixo de seu manto, eles o confundem para um monstro fish-like, e continuam a chamá-lo de "Monster" durante a peça. Stephano e Trinculo se transformam em monstros em si mesmos, pois planejam matar Prospero e casar com sua filha. O amor ao poder transformou também Antonio em um monstro contra seu irmão.
Um momento simbólico significativo ocorre quando Alonso lamenta em pesar que deseja que seus filhos estivessem vivos e Rei e Rainha de Nápoles, Prospero puxa uma cortina, revelando Fernando e Miranda jogando xadrez: o jogo em que o único propósito é capturar o rei. Próspero capturou finalmente o Rei de Nápoles, restaurando-se a si mesmo e à sua filha aos seus lugares legítimos.