Um exemplo de didática é a da Pedagogia Libertadora que segundo José Carlos Libâneo “... busca desenvolver o processo educativo como tarefa que se dá no interior dos grupos sociais e por isso o professor é coordenador ou animador das atividades que se organizam sempre pela ação conjunta dele e dos alunos.”P.66
Outro exemplo de didática e a da Pedagogia Crítico-Social, que segundo Libâneo “...toma partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudo e habilidades e hábitos de raciocínio científico, de modo a irem formando a consciência crítica face às realidades sociais e capacitando-se a assumir ao conjunto das lutas sociais e sua condição de agentes ativos de transformação da sociedades e de si próprio.” P.67
A didática faz relação entre o para quê aprender e como aprender. Para que o educador consiga atingir seus objetivos é necessário uma junção entre planejamento, mediação de ensino e aprendizagem e avaliação.
A didática facilita o ensino e a aprendizagem para que os educandos se desenvolvam melhor e para que a relação entre educador, educando e conhecimento ocorra de maneira recíproca e constante.
Minha referência foi o livro Didática de José Carlos Libâneo, especificamente o capítulo3, Didática: Teoria da Instrução do Ensino.