No Sistema ABO existem três genes que irão atuar na formação do tipo sanguíneo. São eles: IA IB e i.
Hemácias que apresentem a proteína A são incluídas no grupo sanguíneo A, assim como as que apresentam proteínas B se enquadram no grupo sanguíneo B. Se possuírem ambas proteínas são inclusas no grupo AB, e caso não apresentem essas proteínas, representam o grupo O.
Os alelos dos genes para o Sistema ABO determinam a presença ou ausência de substâncias na superfície externa das hemácias.
As substâncias aglutinadoras presentes na superfície das hemácias são os aglutinogênios.
A incompatibilidade sanguínea é resultado de uma reação imunológica entre as substâncias presentes na membrana plasmática das hemácias e as substâncias dissolvidas no plasma.
Em casos de incompatibilidade, essas substâncias se aglutinam.
Já ouvi falar da incompatibilidade sanguínea, o que é isto?
As substâncias aglutinadoras do plasma são as aglutininas. As aglutininas são anticorpos capazes de reagir com os aglutinogênios e atuam na defesa do organismo.
Os aglutinogênios são antígenos e caracterizam o tipo sanguíneo do indivíduo.
A reação antígeno-anticorpo promove aglutinação das hemácias e determina a incompatibilidade sanguínea.
Emily explica sobre o Sistema ABO.
Geneticamente, o Fator Rh é determinado por dois alelos (R e r).Os portadores dos alelos RR ou Rr apresentam o fator Rh em suas hemácias, são Rh+. Os portadores de genótipos recessivos (rr) não produzem o fator Rh e são Rh-.
E o que é o fator RH?
O Fator Rh foi descoberto em 1940 por Landsteiner e sua equipe.Ele funciona independentemente do Sistema ABO. Ele está relacionado a produção de um antígeno localizado na membrana plasmática das hemácias.
Emily explica sobre a incompatibilidade sanguínea.
E qual é a diferença de antígeno e anticorpo?
Os antígenos são agentes que reagem com um anticorpo e que podem desencadear doenças em nosso organismo, já os anticorpos são proteínas que tentam proteger nosso corpo contra os antígenos.
Emily explica sobre os aglutinogênios.
A descoberta do Sistema ABO revolucionou a medicina, uma vez que permitiu a compreensão da incompatibilidade entre alguns tipos sanguíneos. Com essa descoberta, as transfusões ficaram mais seguras e mais vidas foram salvas.
E por que foi tão importante a descoberta do Sistema ABO?
Emily explica o fator RH.
Emily explica a diferença de antígeno e anticorpo.