Vyhľadávanie
  • Vyhľadávanie
  • Moje Príbehy

02

Vytvorte Storyboard
Skopírujte tento Storyboard
02
Storyboard That

Vytvorte si vlastný Storyboard

Vyskúšajte to zadarmo!

Vytvorte si vlastný Storyboard

Vyskúšajte to zadarmo!

Text z Príbehu

  • Neste período, já era estabelecido em São Romão, o jovem Fernando Gomes Pedroza, filho do Coronel Fabrício Pedroza, funcionário do Ministério da Agricultura, que realizava um trabalho de prospecção do algodão, nas terras de Baixa Verde, juntamente com o seu amigo e agropecuarista João Câmara.
  • Após alguns anos Fernando Gomes Pedroza adquiriu a Fazenda São Joaquim, de propriedade de seu pai o Coronel Fabrício Pedroza e lá procurou cultivar uma pluma de melhor qualidade. 
  • Com o sucesso da sua pesquisa, inaugurou em 1929, a Usina São Joaquim, que foi mais tarde um dos maiores complexos têxteis do estado do RN. Além do beneficiamento do algodão, também fabricava a pasta gorda, principal alimento para o rebanho bovino e o óleo de caroço de algodão.
  • Em 31 de outubro de 1938, o povoado São Romão, deu o seu primeiro passo para emancipação política. Através do Decreto nº 603, passou a categoria de Distrito. No ano de 1986, tendo afrente o Deputado e Presidente da Assembleia José Adécio Costa, através da lei estadual 6.301, Fernando Pedroza alcançou o seu objetivo de Emancipação Politica.
  • Além da inauguração da Usina São Joaquim, outro fato importantíssimo para o crescimento do povoado, foi à chegada do trem em 1932, da Empresa Estrada de Ferro Sampaio Correa, com a ilustre presença do Presidente Getúlio Vargas. A Inauguração da Usina e a chegada do trem impulsionaram sem dúvidas o desenvolvimento do lugar.
  • Em 1935, o prefeito de Angicos, José Nestor Gouveia, iniciava a construção do mercado público, uma feliz iniciativa e solicitação do industrial Fernando Gomes Pedroza, que em 11 de setembro de 1938, teve inaugurado o seu busto na praça principal, uma gratidão do povo do lugar, que o viu transformar uma mata, num trepidante povoado, posteriormente centro comercial, campo agrícola e vila.
  • Conhecida como a cidade caçulinha da região central e também por ser a terra da pedra do sapo, devido a um monumento natural esculpido pela mãe natureza, hoje, Fernando Pedroza, é uma cidade próspera em pleno desenvolvimento, possui o maior reservatório d’água da região, na fazenda Cacimba de Cima, e também é detentora de vários sítios arqueológicos, suas terras agrícolas mais significativas ficam situadas na área rural do Pico do Cabugí, o monumento mais lindo e significativo do Rio Grande do Norte.
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov