Foi nesse período que a sociedade romana se estruturou em torno de quatro grandes grupos sociais: Patrícios, clientes Plebeus e escravos.
OI, MEU NOME É OCTAVIO, VIM APRESENTAR A SOCIEDADE ROMANA
A fundação de Roma está envolta em lendas, os gêmeos Rômulo e Remo, descendentes de Enéias, foram jogados no rio Tibre, por ordem de Amúlio, usurpador do trono.
Os irmãos receberam a missão de fundar Roma, em 753 a.C. Rômulo, após desentendimentos, assassinou Remo e se transformou no primeiro rei de Roma.
A política do Pão e Circo, tinha como objetivo o apaziguamento da população, na sua maioria, da plebe, através da promoção de grandes banquetes, festas e eventos esportivos e artísticos, assim como subsídios de alimentos (distribuição de pães e trigo).
O idioma falado em Roma era é o Latim. O latim é uma língua indo-europeia que surgiu na Roma Antiga.
Engenharia Romana - Aquedutos eram grandes feitos da engenharia que permitiam que a água percorresse longas distâncias, abastecendo grandes povoados.
A filosofia romana: É um conjunto de escolas e seitas filosóficas no período de transição do paganismo ao cristianismo.
A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.
Fases da Roma Antiga→ Monarquia Romana (753-509 a.C.) Com a fundação de Roma, a cidade passou a ser governadas por reis, estabelecendo-se, portanto, como uma monarquia. Nesse período, a cidade foi governada por latinos, sabinos e etruscos, possuindo, ao todo, sete reis.
República Romana (509-27 a.C.) A partir da república, Roma passou por transformações em seu sistema político e a ser governada por dois cônsules eleitos anualmente.
Expansão territorial: Guerras Púnicas: O período republicano foi de grande expansão territorial romana. A cidade de Roma conquistou toda a Península Itálica, além de ter dado início à expansão para outros locais, como a Europa Ocidental, a Península Balcânica, a Ásia Menor, o norte da África, a Península Ibérica etc.
Crise da República: A República Romana enfrentou uma grave crise a partir do século II a.C. Essa crise ficou marcada por agitação social, conflitos entre classes, revoltas de escravizados, agitação política, disputa pelo poder, guerras civis, entre outros graves problemas.
Império Romano (27 a.C.-476 d.C.): Na fase imperial, o poder era concentrado nas mãos do imperador, e, ao longo desse período, foram formadas quatro dinastias de imperadores: Júlio-Claudiana (27 a.C.-68 d.C.); Flaviana (69-96); Nerva-Antonina 96-192); Severa (193-235).São imperadores famosos do período: Tibério (14-37); Trajano (98-117); Marco Aurélio (161-180).
Bom Pessoal!! Esse é o fim! Apresentamos um pouco sobre a Sociedade Romana!! Espero que tenham gostado, até mais!!
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov