Ouvi sim Pedro! Antes de tudo é importante saber que o SUS foi criado pela Lei 8080/1990, tendo uma trajetória de muitos desafios para proporcionar o direito universal à saúde como dever do Estado.
Os princípios e diretrizes do SUS constituem as bases para seu funcionamento, correto?
Você está certo Pedro! São eles que guiam a organização do sistema de saúde em nosso país.
Mas, quais são eles? Você poderia me explicá-los?
Primeira é preciso saber que eles podem ser divididos em: Doutrinários e Organizativos.
Os organizativos são: Hierarquização, Regionalização, Descentralização e Participação Popular. A hierarquização diz que os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, garantindo que o usuário receba o nível de atenção necessária para sua condição. Já a regionalização visa garantir o direito à saúde da população, reduzindo as desigualdades sociais e territoriais por meio da identificação e reconhecimento das regiões de saúde, por meio da articulação entre os serviços de saúde.
Entendi! A descentralização se trata da redistribuição da responsabilidade e poder entre os três níveis do Governo, Federal, Estadual e Municipal, certo?
Isso, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade local. Por fim, a participação popular, a partir da criação de Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde, diz respeito a participação da sociedade no sistema, com o objetivo de influenciarem a definição e a execução da política de saúde.
Muito obrigado, João! Graças a você, entendi muito mais sobre o SUS.
Foi ótimo! Até a próxima.
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov