Os raios são formados a partir da eletrização de nuvens muito altas, que pairam a cerca de 4 km do solo e chegam a possuir 12 km de espessura.
No interior dessas nuvens, o movimento intenso das massas de ar faz com que gere atrito entre as moléculas de ar e gelo, ocasionando a eletrização da nuvem.
No instante que um raio alcança o solo, uma segunda descarga elétrica sobe do chão até as nuvens, seguindo o mesmo caminho que as cargas usaram para descer. O calor gerado por esse segundo raio faz com que o ar ao seu redor chegue a uma temperatura de até 27.000 °C.
E como tudo acontece muito rápido, o ar não tem tempo de se expandir e acaba se condensando, aumentando sua pressão atmosférica em cerca de 10 a 100 vezes
Esse ar, então, acaba “explodindo” e criando uma onda de choque. É essa rápida expansão do ar que causa o barulho que ouvimos e, comumente, denominamos como trovões.
Entendi!
Na minha análise, eu conclui que:
Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e os trovões resultam da expansão de massas de ar aquecidas pelos raios.
Entendi foi nada.
Minha filha é muito inteligente!
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov