Nessa cena fica claro como tudo o que acontece na vida de Truman é como se fosse um filme. Seu pai surge em meio à neblina, que é controlada pela produção; os enquadramentos são todos pensados e as falas do amigo são ditadas por Christof. Aqui pode-se relacionar o filme com a própria "magia" de se fazer cinema.
Christof percebe que está difícil dissuadir Truman. Por isso ele resolve trazer o pai para a trama, usando como justificativa a amnésia do sujeito.
Refugiando-se no porão, Truman consegue enganar a produção do programa e foge cavando um buraco atrás de um pôster das Ilhas Fiji.Quando descobrem, todo o elenco sai a sua procura, sem sucesso. Nesse momento a transmissão já está cortada, fato único em 30 anos de exibição do show.
Ele sai do barco e vai até uma escada onda tem uma porta de saída. Então o criador do mundo fake, Christof, resolve conversar com Truman, tentando fazê-lo retornar à sua antiga vida e desistir de deixar o programa. Mas Truman, com bom humor, se despede do show.
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov