Vyhľadávanie
  • Vyhľadávanie
  • Moje Príbehy

ARTE TERAPIA

Vytvorte Storyboard
Skopírujte tento Storyboard
ARTE TERAPIA
Storyboard That

Vytvorte si vlastný Storyboard

Vyskúšajte to zadarmo!

Vytvorte si vlastný Storyboard

Vyskúšajte to zadarmo!

Text z Príbehu

  • Oiie Aninha, quanto tempo hein?#160;Ontem nas aulas, a Professora sobre Arte terapia, já ouviu falar?
  • Oiie meu amigo Samuca, pois é, quanto tempo, heheNão, nunca ouvi falar sobre Arte terapia mas, o que é? Surgiu recentemente?
  • Na realidade Aninha, as primeiras experiências pessoais As principais expoentes do conceito, Margaret Naumburg (1890-1983), Edith Kramer (1916) e Janie Rhyne(1913-1995) basearam assuas teorias nas experiências profissionais e vivências pessoais.No caso de Naumburg, assim como sua irmã, Florence Cane (1882-1952), adificuldade em sercompreendida por adultos, durante a infância, impulsionou-asa buscar meios de oferecer às crianças uma via expressiva mais benéfica.Ademais, as três puderam observar, em seus próprios processos psicoterápicos, uma grande satisfação ao fazerem uso dos recursos artísticos, que facilitavam a verbalização dos conteúdos.
  • Wow, interessante e sem dizer que tem vínculo com a sua graduação de psicologia, correto, Samuca?
  • Siiim Aninha e sem dizer que, No início do século 20, Sigmund Freud (1856-1939) trouxe importantes contribuições com seus estudos sobre a mente humana. As inovações propostas por ele nos tratamentos de seus pacientes e as descobertas a respeito do inconsciente impulsionaram outros estudiosos a olhar para esse campo.#160;Freud atentou para as características da#160; personalidade do artista presentes na realização do criar e observou que a obra, feita ou imaginada, seria uma tentativa de resolução de conflitos, sintetizando e simbolizando o passado, a educação e a cultura de quem a faz.#160;Carl Gustav Jung(1875-1961) Discípulo de Freud, Jung rompeu com a psicanálise na década de 1930e alavancou a utilização dos recursos expressivos em contextos terapêuticos ao recorrer a eles em seus atendimentos psicoterápicos. Seus pacientes eram solicitados a desenhar ou representar em imagens os sonhos, as situações de conflito ou aquilo que não conseguiam expressar verbalmente.#160;As descobertas sobre o inconsciente coletivo o fizeram olhar para as imagens como portadoras de informações do inconsciente pessoal e até mesmo do inconsciente coletivo, as quais tratariam de questões referentes à cultura humana, em todas as épocas e sociedades.
  • Nossa Samuca e aqui no Brasil, quando iniciou-se?
  • Aqui no Brasil, Engenho de Dentro A Dra. Nise da Silveira (1905-1999), aluna de Jung, foi uma das grandes influentes no uso dos recursos artísticos. Na seção de terapia ocupacional do Hospital Psiquiátrico D. Pedro II, no Engenho de Dentro (Rio de Janeiro), a Dra. Nise permitiu que seus pacientes utilizassem os meios artísticos e, com isso, resgatassem seus vínculos com a realidade, pois acreditava que eles, mergulhados no inconsciente, não conseguiam comunicar-se no nível verbal. Em 1952, ela criou um dos museus mais importantes na área, o Museu do Inconsciente, no qual estão conservados e organizados diversos trabalhos expressivos realizados em seus ateliês de pintura. Na década de 1980,os cursos de arte terapia começam a tomar forma no Sudeste brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A pesquisadora paulistana Joya Elieser (1951) foi a responsável por ministrar o primeiro curso livre, em São Paulo e, em 1990, a psicoterapeuta Selma Ciornai introduziu o curso de especialização em arte terapia no Instituto Sedes Sapientiae, também em São Paulo.
  • E atualmente, como é?
  • A arte terapia prossegue como um campo em crescimento. O reconhecimento da profissão tem sedado em diversas cidades e países. Seu uso tem sido feito não só diretamente na área da saúde, como nas escolas e empresas, melhorando a qualidade de vida dos envolvidos (pacientes, profissionais, familiares). No Brasil, dez associações estaduais integram a União Brasileira de Associações de Arte terapia (UBAAT). A arte terapia tem sido empregada tanto individualmente como em grupo, de crianças a idosos. Também é usada como recurso para orientação vocacional, ocupacional, treinamento e seleção, prevenção e educação. Há utilizações em contextos psicoterápicos que consideram as trocas verbais em torno da produção artísticas mais importantes que a atividade plástica em si. Também observam-se tendências que privilegiam a organização. Ao explorar diferentes materiais — tinta, aquarela, lápis ou giz de cera —, pode-se recomendar ao paciente que atente à forma como seu corpo está, aos pontos de tensão, à respiração. Assim, ele voltas eu olhar para partes muitas vezes desconsideradas e pode perceber diferentes formas de se relacionar consigo. Esse novo olhar pode ser transformando e ampliado para as situações do dia a dia.
  • Samuca do céu, não sabia disso.
  • Samuca, fico feliz que estás estudando e principalmente, em compartilhar comigo seu conhecimento.Desejo-lhe tudo de bom pois você merece e saiba que podes contar comigo para o que for, tá?Vamos brindar? Saúde =)
  • Gratidão amiga e conte comigo também. Saúde =)
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov