Inês Pereira era uma jovem solteira que sofre de pressão constante do casamento, e reclama da sorte por estar preso em casa a trabalhar ela imagina se casando comum homem bem humorado.
O primeiro que candidato, apresentado por Leonor vaz é Pero Marques Camponês de posses, satisfazia a ideia de marido na Visão a sua mãe mas era extremamente simplóro, grosseirao, desagradam Inês. Por isso pero maeques é descartado pela moça.
Aceita então a proposta depois judeus casamenteiros divertidíssimos. Iatão e vidal, que somente se interessa no dinheiro que o casamento arranjado poder ender, não se importância em ver estar da garota. Então, o apresentaram a Brás da Mata, um escudeiro, que mostra se exatamente do jeito que Inês esperava, apesar desconfianças da sua mãe.
Eles casar-se. No entanto consumado o casamento, Brás seu marido, mostra ser tirano, proíbindo-a de tudo, até ir à janela para que a Inês não olhasse para a rua, proibiu a Inês de cantar dentro de casa pois queria uma mulher obediente e discreta.
Presa na sua própria casa, Inês encontra o sua desgraça.Mas a desventura dura pouco pois Brás torna-se cavaleiro e é chama do para a guerra, onde morre nas mãos de um Mouro quando fugia de forma covarde.
Viúda e mais experiente, fingindo tristeza pela morte do marido tirano Inês aceita se casar com Pêro Marquesseu ex-pretendente. Aproveitando-se daingenuidade do Pero é traído descaradamente quandoé procurado por um ermitão que já fora
Consumo de assim o tema que era um ditado popular que era "é melhor um asno que no carregue do queum cavalo que nos derrube".
velho é apaixonado descendente .Marcam umencontrona ermida da Inês fingindo-se que pero seu marido a leva ao encontro do ervitão.Ele oferece colocando-a mostrando as suas costas em suas costas e levando Inês ao encontro do amante.
Bolo vytvorených viac ako 30 miliónov storyboardov