O Diagrama Amarelo do Gráfico do Wallpaper | Papel de Parede Amarelo
Текст Раскадровки
EXPOSIÇÃO
CONFLITO
CRESCENTE AÇÃO
O marido do narrador, John, alugou uma casa no país para o verão, enquanto sua esposa se recupera de depressão nervosa temporária logo após o nascimento de seu filho. O marido e o irmão do narrador são ambos médicos, e parecem não se preocupar com a maneira como a narradora sente e insistem que ela se abstenha de mais atividade até que ela esteja bem novamente. O narrador, por outro lado, acha que a mudança e a excitação lhe fariam algum bem.
CLÍMAX
O marido do narrador escolhe um quarto com papel de parede amarelo hediondo para seu quarto, eo narrador gasta uma grande quantidade de tempo no quarto. É um berçário velho, eo papel de parede tem um teste padrão estranho e inquietante onde quer que não foi descascado fora. O narrador começa a se concentrar fortemente no papel de parede todos os dias, odiando a cor e ficando quase zangado com o padrão.
AÇÃO CAÍDA
À medida que os dias se desgastam, o narrador continua a escrever secretamente por trás das costas de John, como John acredita que a escrita vai piorar o nervosismo do narrador. O narrador sente uma intensa culpa por não ser mais uma ajuda para John, e por seu nervosismo ficar no caminho de suas vidas. Ela continua a ficar mais isolada enquanto John continua a enfatizar que cabe ao narrador a própria vontade de ficar melhor. Ela imagina que o padrão no papel de parede começa a se mover.
RESOLUÇÃO
O narrador continua a estudar o papel de parede cada dia, e começa a notar que o padrão muda à medida que a luz na sala muda. Ela começa a ver uma mulher rastejando atrás do papel de parede, eo papel de parede começa a assaltar seus sentidos, mesmo quando ela não está na sala. O narrador não dorme mais, e observa atentamente a mulher na parede rastejando pela sala.
O narrador começa a ver a mulher rastejante vagando pelas janelas e pelo jardim. O narrador fica certo de que seu marido e Jennie estão suspeitando de seu comportamento. No dia anterior, eles devem voltar para casa, o narrador começa a tirar o papel de parede das paredes para libertar a mulher rastejante. Ela se tranca no quarto e joga a chave no caminho da frente.
John chega em casa e começa a bater na porta do quarto, pedindo um machado para derrubá-lo. O narrador lhe diz onde está a chave, quando ele finalmente abre a porta, ele começa a gritar o que encontra. O narrador diz-lhe que ela saiu do papel de parede, finalmente, apesar dele, e ela tirou a maior parte do papel de parede para que ele não pode colocá-la de volta. Ela rasteja ao redor do quarto e sobre o corpo de John depois que ele desmaia.