Ao estudar o início da história canadense, é útil para os alunos criarem pôsteres com biografias para uma figura influente na história canadense. Este exemplo cobre o explorador Jacques Cartier.
Текст Раскадровки
“Partimos novamente para tentar descobrir mais maravilhas deste novo mundo.” —Jacques Cartier
Claim to FameFrench mariner and explorer Jacques Cartier is famous for leading three expeditions into what is now Canada and claiming the land for France. He is credited with naming Canada, derived by the Huron-Iroquois word for settlement (kanata). He is also remembered for abandoning his settlement and his inhumane treatment of the Iroquois. His exploration led to the eventual colonization of Canada by France.
Nascer Jacques Cartier nasceu em 31 de dezembro de 1491 em Saint-Malo, França, Primeira Viagem Em 1534, o rei Francisco I da França enviou Cartier em uma expedição ao "Novo Mundo", as terras do norte da América do Norte, em busca de riquezas como ouro e especiarias e a tão procurada rota para a Ásia. Cartier partiu em abril de 1534 com dois navios e chegou à Terra Nova após 20 dias. Cartier explorou a costa oeste da Terra Nova, a Ilha do Príncipe Eduardo e o Golfo de São Lourenço. Ele encontrou uma aldeia indígena e sequestrou dois filhos do cacique Donnacona e os trouxe de volta para a França. O rei Francisco ficou impressionado com a descoberta de Cartier e o mandou de volta em uma segunda expedição. Segunda viagem Em maio de 1535, Cartier navegou novamente em sua segunda expedição. Com a ajuda dos dois filhos de Donnacona atuando como guias, Cartier foi capaz de encontrar o Rio São Lourenço e navegou até Quebec e se estabeleceu lá. Cartier explorou o que hoje é Montreal e foi generosamente recebido pelos iroqueses de lá. Apesar de sua bondade, Cartier sequestrou novamente vários chefes iroqueses e voltou para a França. Cartier disse ao rei que acreditava que havia grandes riquezas mais a oeste, bem como uma possível rota para a Ásia. Terceira Viagem O rei Francisco enviou Cartier em sua terceira viagem em maio de 1541. Ele navegou com cinco navios e foi designado para reivindicar as terras ao redor do Rio São Lourenço em nome da França. Perto de Quebec, Cartier encontrou o que pensava ser ouro e diamantes. Em vez de colonizar a área conforme instruído, Cartier escapuliu, abandonou o assentamento e navegou para a França com suas supostas riquezas. Uma vez na França, Cartier ficou consternado ao descobrir que seu "ouro" e "diamantes" eram inúteis. A França não explorou essas terras por outros cinquenta anos. Morte Cartier morreu em 1º de setembro de 1557, em Saint-Malo, França.