Quadro dias depois, a população de Itaguaí ouviu consternada a notícia de que um certo Costa fora recolhido à Casa Verde.
Costa era um dos cidadãos mais estimados de Itaguaí. Herdara 400m mil cruzados em boa moeda de El -rei Dom João V. Tão depressa recolheu a herança, como entrou em dividi-la em empréstimos, sem usura, a tal ponto que, no fim de cinco anos, estava sem nada. E ele passou da opulência à miséria, gradualmente.
Depois que Mateus, o albardeiro foi recolhido à Casa Verde, muitas pessoas estavam revoltadas. Nisto, chegou do Rio de Janeiro a esposa do alienista, a tia, a mulher do Crispim Soares, o privado do alienista e o boticário. O alienista foi recebê-la com o boticário, o Padre Lopes, os vereadores e vários outros magistrados.
A ciência é a ciência. Não posso deixar na rua um mentecapto.
Muita gente correu à Casa Verde, e achou o pobre Costa, tranquilo, um pouco espantado, falando com muita clareza, e perguntando por que motivo o tinham levado para ali. A última pessoa que intercedeu por ele foi uma pobre prima do Costa.
D. Evarista era a esperança de Itaguaí; contava-se com ela para minorar o flagelo da Casa Verde. Caminhando com o vigário- porque o eminente Bacamarte confiara a mulher ao vigário, e acompanhava-os a passo meditativo.
Isso, não! Se ele gastou tão depressa o que recebeu, a culpa não é dele.
Seu primo, não estava no perfeito equilibrio das faculdades mentais. À vista do modo como dissipara os cabedais que...
Não?
Bacamarte espetara na pobre senhora um par de olhos agudos como punhais. Quando ela acabou, estendeu-lhe a mão polidamente, como se o fizesse à própria esposa do vice-rei, e convidou-a a ir falar ao primo. A mísera acreditou; ele levou-a à Casa Verde e encerrou-a na galeria dos alucinados.
Não, senhor. Eu lhe digo como o negócio passou. O defunto meu tio não era mau homem; mas quando estava furioso era capaz de tirar o chapéu ao....
Tudo isso doido?
Sim?
A propósito de Casa Verde... A senhora vem achá-la muito cheio de gente.
É verdade. Lá está o Mateus, o albardeiro; está o Costa, a prima do Costa, e Fulano, e Sicrano...