Cronologia da Guerra Fria - Peça aos alunos que usem um cronograma para delinear e definir eventos decorrentes do fim da Segunda Guerra Mundial para as ações imediatas e conferências que acontecem. Os alunos serão capazes de explicar e analisar quais eventos aconteceram para levar ao início da Guerra Fria, bem como como as hostilidades iniciais entre a União Soviética e os EUA se desenvolveram. Os professores podem pré-selecionar eventos, conferências ou ações para os alunos utilizarem, entretanto, as idéias recomendadas incluem a Conferência de Yalta, os bombardeios de Nagasaki e Hiroshima, a Conferência de Potsdam, a Doutrina Truman, o Transporte Aéreo de Berlim eo Pacto de Varsóvia. Isso permitirá que os alunos vejam as primeiras tentativas de negociações soviéticas e americanas, bem como como a Guerra Fria começa a aquecer.
Storyboard Text
YALTA CONFERÊNCIA
CRONOGRAMA: PRINCIPAIS EVENTOS DA GUERRA INICIAL DE FRIO
BOMBARDEIRO DE HIROSHIMA E NAGASAKI
No final da Segunda Guerra Mundial, os "Três Grandes", Joseph Stalin, Woodrow Wilson e Franklin D. Roosevelt, reuniram-se em Yalta para discutir a Europa do pós-guerra. Todos concordaram com a paz, mas estavam divididos sobre o que fazer com países como a Polônia. Também foi decidido dividir a Alemanha entre os três países.
Numa demonstração de poder militar, e o que alguns argumentariam como uma medida necessária, os EUA lançaram duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945. Isso efetivamente atraiu a rendição do Japão eo fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, a Guerra Fria já estava em obras entre os EUA ea URSS
CONFERÊNCIA DE POTSDAM
Em outra reunião entre os "Três Grandes", com o recém-nomeado presidente dos EUA Harry Truman, novas negociações aconteceram. Mais uma vez, o conflito surgiu sobre áreas controladas entre os Aliados ea União Soviética. Truman, embora inexperiente em assuntos estrangeiros, permaneceu forte em sua posição de influência anticomunista.
TRUITE DOCTRINA EMITIDA
BERLIM AIRLIFT
Em um discurso de 1947 ao Congresso, o Presidente Truman lançou sua Doutrina Truman, ou política externa em relação ao imperialismo soviético. Nele, Truman prometeu ajuda, financeira e militarmente, a qualquer país de pessoas livres opostas à influência comunista. Inicialmente, a doutrina visava apoiar as eleições livres na Grécia e na Turquia.
NATO
NATO FORMED
PACTO DE VARSÓVIA
À medida que as tensões continuavam a aumentar, Berlim Oriental, controlada pela União Soviética, logo foi cortada das linhas de abastecimento como resposta a uma fusão do controle britânico, americano e francês sobre Berlim Ocidental. Em resposta, as forças aliadas conduziram gotas de ar de comida, carvão, remédios e outros suprimentos necessários para ajudar os povos de Berlim Oriental.
A GUERRA COREANA COMEÇA
Com a Crise de Berlim, entre outros, que gira em torno da crescente divisão entre a União Soviética e estados livres, as potências aliadas logo formaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte, ou aliança da OTAN. Em essência, esta aliança de estados livres declarou um ataque contra um, foi um ataque contra todos.
Com o fim da Guerra Civil Chinesa e um partido comunista vitorioso, os EUA e a ONU pretendiam proteger seu controle na Coréia, uma vez controlada pelo Japão. Depois da derrota do Japão, o país se tornou dividido como a Coréia do Norte comunista e a Coreia do Sul democrática. A guerra seria a primeira das guerras "quentes" durante a Guerra Fria.