Os antigos romanos foram influenciados pela cerâmica, pintura e escultura da Grécia. Romanos ricos colecionavam arte. Esculturas, pinturas e entalhes em relevo estavam presentes em todos os edifícios públicos. Muitas esculturas eram recriações realistas de deuses, deusas, generais ou estadistas.
Os romanos desenvolveram a arquitetura aprendida com a Grécia Antiga e criaram designs como o arco, abóbadas e cúpulas. Algumas de suas maiores realizações arquitetônicas são o Coliseu, o Panteão, o Circus Maximus e o Arco de Constantino.
Os antigos romanos construíram estradas robustas, muitas das quais ainda existem hoje. Eles se espalharam por todo o império e tornaram as viagens e o comércio mais eficientes. Eles inventaram aquedutos para transportar água doce das montanhas para as cidades.
FALANDO E ESCREVENDO
REALIZAÇÕES DA ANTIGA ROMA
ESTADO DE DIREITO
Os antigos romanos falavam latim. Eles escreveram em tábuas de cera, folhas finas de madeira, papiro ou pergaminho. Eles valorizaram a narrativa oral e os discursos chamados oratórios. Cícero era conhecido como um dos maiores filósofos e oradores da Roma Antiga. Virgílio foi um famoso poeta que escreveu a Eneida.
Os romanos acreditavam na teoria que a lei deveria ser aplicada a todos os cidadãos. As pessoas que infringissem a lei seriam julgadas por um júri antes da condenação. Ainda assim, "Tudo o que agrada ao imperador é a lei" e os pobres geralmente enfrentam punições mais severas.