Irineu Evangelista de Souza mais conhecido como Barão De Mauá, era um revolucionário do Século XIX que tinha uma mente mais avançada que o comum na época.Ele era banqueiro e empreendedor tendo no futuro um enorme patrimônio.
Na verdade ele não era bem mais evoluído, acontece que o povo brasileiro não era como ele, mas os europeus estavam com essa mentalidade a um certo tempo e inclusive foi uma de suas viagens a Inglaterra que ele obteve essa mentalidade.
Nem mesmo o rei da época Dom Pedro II compreendia as ideias de Barão de Mauá. Ele tinha ideias abolicionistas e liberais mas Dom Pedro discordava profundamente com suas ideias, dizia que isso não fazia sentido. Em resultado o Barão de Mauá criou conflitos com o governo e teve seu estaleiro incendiado criminosamente e crises bancarias causadas por Dom Pedro.
Em um certo dia Barão de Mauá iria inaugurar uma ferrovia que foi nomeada de "Estrada de Ferro Dom Pedro II", mas em critica ao Dom Pedro, Barão de Mauá deu a ele a pá e e fez ele dar a primeira pazada na ferrovia.
Acontece que para um rei na época fazer trabalho braçal era um desrespeito, um trabalho indigno para um homem de tal cargo.
Diabético e com sua saúde debilitada quitou todas as suas dividas e morreu em 1889 em Petrópolis