A peça começa com Gonzalo, Antonio e Alonso discutindo com o Boatswain e sua tripulação que estão em pânico no meio de uma tempestade no mar. O barco quebra, e shipwrecks os homens em uma ilha. A tempestade foi causada por Prospero, que tem praticado feitiçaria na ilha durante os 12 anos em que foi exilado de Milão. Ele é auxiliado por seu assistente sobrenatural Ariel. Caliban, filho da bruxa malvada Sycorax que aprisionou Ariel em uma árvore, odeia trabalhar para Prospero.
ATO 3: CLÍMAX
ATO 1: CONFLITO
Prospero arranjou o naufrágio para levar seu irmão traidor Antonio e o Rei de Nápoles, Alonso, para a ilha. Ferdinand é separado de seu pai, Alonso, e corre em Miranda e Prospero. Ele e Miranda imediatamente se apaixonam, o que é tudo parte do plano de Prospero para fazer seu irmão ver o erro de seus caminhos, mas Prospero tem que fingir que se opõe à união no início.
ATO 4: AÇÃO EM QUEDA
ATO 2: AÇÃO ASCENDENTE
Alonso, Antonio, Gonzalo, e seus homens estão vagando na ilha. Alonso acredita que Ferdinand está morto. Ariel toca uma música para fazer todos os homens, exceto Antonio e Sebastian adormecer. Antonio tenta convencer Sebastian a matar Alonso e tomar o trono de Nápoles, mas Ariel acorda o rei e Gonzalo a tempo. Enquanto isso, Caliban corre para Stephano e Trinculo e inicialmente pensa que eles são espíritos de Prospero, mas descobre que eles são marinheiros perdidos. Ele se lança à sua mercê e promete adorá-los como deuses.
ATO 5: DESENLACE
Miranda vai ver Ferdinand e eles confessam seu amor um ao outro, concordando em se casar. Caliban convence Stephano e Trinculo bêbados para matar Prospero em seu sono e se casar com sua filha. Prospero organiza um banquete fantasma para aparecer e desaparecer de repente na frente de Alonso, Antonio, Sebastian e Gonzolo. Ariel aparece como uma harpia e declara que os homens foram trazidos aqui para serem punidos pelo que fizeram a Prospero, deixando os homens cowering no susto.
Prospero dá a sua bênção para Ferdinand e casamento de Miranda, e fornece-lhes uma visão das deusas Iris, Juno, e Ceres. Stephano, Trinculo e Caliban entraram furtivamente no quarto de Prospero, fedendo do pântano que Ariel os levou para dentro. Trinculo e Stephano ficam distraídos em sua embriaguez com belas roupas dispostas aparentemente para eles, e os protestos de Caliban não são ouvidos. Prospero e Ariel entram com espíritos disfarçados de cães de caça e perseguem-los.
Próspero se sente mal por encarcerar Alonso, Antonio, Sebastian e Gonzolo, e diz a Ariel para trazê-los onde ele realiza seu último feitiço e revela sua identidade. Alonso pede desculpas, e Prospero revela Ferdinand e Miranda, vivo e bem. Ele propõe que todos voltem para Milão. Libera Ariel de sua servidão, e quebra o feitiço que liga Caliban a ele. Caliban percebe o erro de seus caminhos, e Prospero perdoa a ele e aos marinheiros. Eles preparam o barco para navegar. Prospero pede ao público para libertá-lo com seus aplausos.