Ao longo dos primeiros anos do século 20, avanços militares transformaram o poder e as capacidades das forças armadas em todo o mundo. A inovação levou rapidamente a uma competição global à medida que os países começaram a armazenar armas, expandir seus tamanhos militares e mobilizar essas unidades para o conflito.
COMPETIÇÃO IMPERIAL
PRINCIPAIS Causas da Primeira Guerra Mundial
Entre 1870 e 1914, uma teia de alianças foi criada entre as potências globais. A Tríplice Aliança de 1882 ligou Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, enquanto a Tríplice Entente de 1907 ligou França, Grã-Bretanha e Rússia. Em 1914, essas alianças criaram um efeito dominó de conflito em que os países foram puxados para a guerra para proteger seus aliados.
NACIONALISMO
De 1870 a 1914, a Era do Novo Imperialismo varreu o mundo. As nações europeias seguiram políticas agressivas de imperialismo. Países como a Grã-Bretanha e a França expandiram seu alcance em todo o globo. Com o aumento da colonização, também aumentou a competição e a tensão entre as potências globais sobre terras e recursos.
O nacionalismo é um profundo senso de patriotismo pelo país. Devido à ascensão do imperialismo pré-guerra e à expansão das fronteiras, as nações desenvolveram um senso de superioridade e colocaram seus próprios interesses bem à frente dos outros. O nacionalismo deu às nações um excesso de confiança em seu poderio militar, o que ajudou a preparar o cenário para a Primeira Guerra Mundial