Infância: Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, Alemanha, no dia 17 de dezembro de 1770. Neto e filho de músicos, seu pai decidiu conquistar, através do filho, o prestígio que fora incapaz de obter. Com apenas cinco anos de idade começou a estudar cravo, violino e viola e levava tremendas surras a cada pequena distração.
Dia: 2
Com sete anos ingressou em uma escola pública, era tristonho e rebelde devido ao desentendimento com o pai, que era alcoólatra. Com oito anos participou de um recital na Academia de Sternengass e foi apresentado pelo pai como um gênio.Adolescência:Revelando-se notável virtuose em vários instrumentos, Beethoven tinha apenas 13 anos quando foi nomeado solista de cravo na corte de Bonn.Beethoven passou a receber a proteção do Príncipe-Eleitor Max Frannz, governante de um dos trezentos pequenos Estados que formavam o Império da Alemanha.
Nessa época, surgiu sua primeira obra divulgada: “Nove Variações para Piano Sobre uma Marcha de Ernest Christopb Dressler”. Em 1784 escreveu “Três Sonatinas para Piano”.
Dia: 3
Em 1787 foi encaminhado para Viena para estudar com Mozart levando uma carta de apresentação do Príncipe. Ao tocar para o compositor ouviu: “É assombroso! Prestem atenção a este rapaz, pois ele ainda fará com que o mundo fale a seu respeito”.Dois meses depois, a doença e morte de sua mãe o levou de volta a Bonn. Logo depois morreu sua irmã. Trabalhando como cravista da corte, ele sustentava a casa. Com 21 anos de idade, Beethoven já desfrutava de prestígio junto à nobreza de Bonn. As famílias mais influentes faziam questão da companhia do músico em suas festas.