A região que os maias colonizaram tem planaltos ao sul com temperaturas quentes o ano todo, uma estação chuvosa de abril a outubro e rocha vulcânica. As terras baixas do norte têm um clima quente e úmido com uma densa floresta tropical.
Alguns dos recursos naturais que os maias usaram foram calcário, que foi usado para a construção de templos e edifícios, obsidiana de rocha vulcânica,que foi usada como ferramentas e armas, e sal.
O milho era a cultura mais importante, assim como feijão, abóbora, tomate, pimenta, cacau (chocolate) e abacate. Os maias também cultivavam algodão.
ROUPAS
Os maias viveram no que hoje é a Península de Yucatán, no México, Honduras, Guatemala e Belize. Os primeiros assentamentos ocorreram em 2.000 AEC e continuaram até a conquista espanhola em 1519 EC. No entanto, o povo maia e sua língua ainda prevalecem hoje!
PRÁTICAS CULTURAIS
A CIVILIZAÇÃO MAIA
REALIZAÇÕES
ESTRUTURA SOCIAL
Nobres e guerreiros
Rei / Sumo sacerdote
Conselho Real / Padres
Homens e mulheres maias geralmente usavam tecidos tecidos coloridos como o algodão, que podia ser tingido em várias cores e decorado com franjas e penas coloridas. As joias também eram comuns e feitas de pedras e metais preciosos.
Pok-A-Tok era um jogo jogado pelos antigos maias e era dedicado aos deuses. Era um jogo de bola ritual, jogado com uma bola de borracha sólida e almofadas pesadas. O objetivo do jogo era bater a bola com qualquer parte do corpo, exceto as mãos, por meio de um anel de pontuação de pedra.
Pirâmides enormes eram templos Onde Maias faziam oferendas aos deuses e eram tumbas para enterrar governantes, seus parceiros, seus preciosos pertences e vítimas de sacrifícios. Os maias fizeram avanços na pintura, escultura, escrita, matemática e astronomia e criaram um calendário de 365 dias.
Os reis estavam no topo da pirâmide social, seguidos por sacerdotes e nobres. A religião era muito importante para os maias e ditava todos os aspectos de seu modo de vida. Os comerciantes e artesãos tinham um status social mais elevado do que os agricultores e camponeses. Pessoas escravizadas não tinham direitos.
Agricultores, servos e Pessoas escravizadas
Comerciantes, comerciantes e artesãos
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių