Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico, pioneiro da computação e considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial.
Alan Mathison Turing (1912-1954), conhecido como Alan Turing, nasceu na cidade de Paddington, na Inglaterra, no dia 23 de junho de 1912.
Com 15 anos já resolve problemas matemáticos complexos, sem ainda ter cálculo estudado. Com 16 anos conheceu Christopher Morcom, por quem sentiu atração, descobrindo-se homossexual. Em 1930, Marcom morreu repentinamente. Em 1931 Turing graduou-se em Matemática com honras, pela Universidade de Cambridge.
Depois de formado, empreendeu estudos para criar uma máquina automatizada, que materializasse a lógica humana e solucionasse qualquer cálculo representado no formato de um algoritmo, que seria exibido no formato de instruções a ser processados de forma mecânica, dentro da própria máquina. A Máquina de Turing se tornou um protótipo dos computadores modernos.
Alan Turing trabalhou como funcionário do Código de Governo e Escola Cypher e entre 1940 e 1941, e desenvolveu uma máquina capaz de decifrar o Enigma, código utilizado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, dando aos aliados uma vantagem que permitiu mais depressão a Alemanha.
Depois da guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde pesquisou e trabalhou no projeto para o programa de armazenamento de dados, o ACE. Criou o Manchester 1, o primeiro computador com as diretrizes parecidas com como de hoje. Interessou-se também por química, quando passou um período trabalhando nos laboratórios da Bell, nos Estados Unidos.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių