O narrador chega a cavalo na Casa de Usher. Roderick Usher escreveu uma carta ao narrador para vir visitá-lo por um curto período de tempo para ajudá-lo a superar uma agitação de sua alma que ele estava experimentando. O narrador observa que a casa parece doentia, e o próprio Usher está pálido e doente. O estado da casa parece estar coincidindo com o estado de Roderick Usher.
CLÍMAX
Usher revela que sua irmã gêmea Madeline está morrendo. Ela passa, e Usher decide manter seu corpo em um cofre em uma das paredes enquanto ele faz planos para seu enterro. Ele também quer protegê-la de ser estudada pelos médicos. O narrador nota que as bochechas e o peito de Madeline ainda estão corados. A aparência e o comportamento de Usher pioram após a morte de Madeline.
AÇÃO CAÍDA
Pouco depois que Madeline foi colocada no cofre, o narrador começa a ouvir ruídos estranhos na casa. Uma noite, no meio de uma terrível tempestade, Usher chega à câmara do narrador e abre a janela para uma atmosfera aterrorizante, com nuvens baixas e nevoeiro que cercam a casa. O narrador começa a ler para Usher para acalmá-lo.
RESOLUÇÃO
Como o narrador lê através da história, os sons que ele descreve começam a ecoar na casa. Quando ele chega ao clímax, há um grito na casa. Usher derruba sua cadeira e começa a balançar para frente e para trás. Usher sussurra que ele está ouvindo sons do caixão da irmã e teme que ele a tenha enterrado viva. A porta abre-se, e Madeline está ali, coberta de sangue.
Madeline salta sobre Roderick e morre. Roderick também morre, provavelmente por choque e medo. O narrador foge da casa.
Enquanto o narrador observa, ele vê a casa cair e desaparecer na névoa etérea e nas águas. Eventualmente, a casa está completamente desaparecida.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių