Ocorre no citosol, sem produção de ATP, mas com geração de NADPH e pentoses fosfato.
Serve para produção de ribose 5 fosfato que vai ser utilizadas para formar ácidos nucleicos e produzir NADPH que evita estresse oxidativo e síntese dos ácidos graxos.
E para que serve?
Ela é dividida em duas fases: A oxidativa e a não oxidativa.
Na fase oxidativa a GLICOSE 6 FOSFATO sofre ação da G6PD, e forma o NADPH. A G6PD transforma a G6P em 6 FOSFOGLUCONOLACTONA, que vai sofrer reação da 6 FOSFOGLICONATO,que vai ser transformada em RIBULOSE 5 FOSFATO,que perde um carbono de C02 e produz um NADPH; a RIBULOSE 6 FOSFATO vai ser transformada em RIBOSE 6 FOSFATO que é a molécula que vai ser utilizada para a formação dos nucleotídeos.
Nossa! Quanto nome dificil.
A RIBULOSE 5 FOSFATO se uni com a XILULOSE 5 FOSFATO pela TRANSCETOLASE para formação do SEDOEPTULOSE 7 FOSFATO e GLICERALDEÍLDO 3 FOSFATO. Essas duas moléculas vão passar pela ação da TRANSALDOLASE para formar FRUTOSE 6 FOSFATO e ERITROSE 6 FOSFATO. A FRUTOSE 6 FOSFATO consegue ser tranformada em GLICOSE 6 FOSFATO.
Mas a ERITROSE 6 FOSFATO não consegue, então ela se uni com a molécula de XILULOSE 5 FOSFATO para formar GLICERALDEÍDO 3 FOSFATO e FRUTOSE 6 FOSFATO. Essas moléculas podem ser deslocadas para a formação de ATP ou elas podem ser deslocadas para a formação da GLICOSE 6 FOSFATO.
E a fase não oxidativa como ocorre?
Por hoje só! foi muita informação, por isso é muito importante que vocês estudem em casa.Até a próxima aula.
Até professora!
Ufa!
Foi sim! muita informação. Mas aos pouquinhos vamos entender.
A aula hoje foi longa.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių