Agora já na segunda fase da meiose, na prófase II, os cromossomos que foram descondensados na telófase I se condensam mais. Ocorre também a desintegração da membrana nuclear e a constituição do fuso acromático. Essa etapa acontece bem rápido.
Na Metáfase II, os cromossomos ficam dispostos junto aos centrômeros no plano equatorial, juntamente com as cromátides que são ligadas às fibras e cada uma voltada para seu polo.
Já na anáfase II, os centrômeros se duplicam e liberam as cromátides, que passam a se chamar cromossomos-filhos e são puxados pelas fibras do fuso para os polos opostos.
E enfim, na última etapa da meiose, a telófase II, as cromátides irmãs se separam, os cromossomos se descondensam, o fuso acromático se desfaz e a carioteca, e consequentemente os nucléolos, reaparecem.
Bom, estamos no fim da aula, mas eu gostaria de chamar atenção para uma coisa, por mais que a meiose se pareça em algumas partes com a mitose, elas são bem diferentes, com propósitos igualmente diferentes, enquanto a mitose produz duas células 2n idênticas que irão servir para renovação celular, a meiose produzirá quatro células n, que servirão para reprodução.
É uma pena que minha aula acabe aqui, mas enfim, tchau meus pupilinhos, tudo de bom, e moa aula para vocês.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių