Ao chefe índio foi entregue uma folha verde, com odor bem marcante, sendo o mesmo instruído de como preparar uma bebida que iria renovar não só o seu corpo, como também sua alma.
Havia um chefe Índio que morava na sua aldeia Guarani com a sua filha chamada Caá- Yari. O chefe índio percebeu que a velhice haveria de chegar para ele. Com isso uma preocupação passou a lhe perturbar: quem seria seu sucessor e decidiu casar sua filha.
Hoje escolherei o meu sucessor, o qual casará com a minha filha!
O escolhido para se casar com Caá foi o guerreiro pelo qual ela era apaixonada, porém algo preocupava a índia Caá.
Se eu me casar, iria me ausentar muitas vezes por ter que acompanhar meu marido, e terei que deixar meu pai sozinho.
A india Caá andava triste demais, pois estava dividida entre ficar ao lado de seu grande amor ou ao lado de seu velho pai,Um certo dia ela encontrou com uma pajé desconhecido, e ao ver sua tristeza ele perguntou:
O que deseja para voltar a ser feliz
Gostaria que de algum maneira recuperasse as forças de meu pai
Esta é a erva-mate. Plante-a e deixa que ela cresça e faça-a multiplicar-se. Deve arrancar-lhe as folhas, fervê-las e tomar como chá. Suas forças se renovarão e poderá voltar a caçar e fazer o que quiser.
Assim o velho passou a sorver a bela folha, e através da nova bebida quente e amarga pode recuperar suas forças e acompanhar sua tribo em novas andanças. A nova bebida também passou a ser um símbolo de amizade entre os guerreiros, e confortava os mesmos em horas tristes e de solidão.
E caá se casou , e viveu feliz com seu marido .
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių