Paieška
  • Paieška
  • Mano Siužetinės Lentos

~ trabalho de ciências ~

Sukurkite Siužetinę Lentą
Nukopijuokite šią siužetinę lentą
~ trabalho de ciências ~
Storyboard That

Sukurkite savo siužetinę lentą

Išbandykite nemokamai!

Sukurkite savo siužetinę lentą

Išbandykite nemokamai!

Siužetinės Linijos Tekstas

  • Hoje, nós iremos falar sobre a Teoria da Deriva Continental. Leiam a página 7, do capítulo 9: Fenômenos naturais
  • Teoria da Deriva ContinentalA teoria de que um dia os 5 continentes foram 1 só, existe desde o século XVI, e foi criada pelo cartógrafo e geógrafo Abraham Ortelius através de suas pesquisas. Enquanto fazia seus trabalhos cartográficos, Ortelius percebeu que os continentes se encaixavam, e assim, foi criada a Teoria da Deriva Continental. No século seguinte, outro geógrafo chamado Antonio Snider-Pellegrini, usou do mesmo método de Ortelius e desenhou um mapa onde todos os continentes se encaixam.
  • Porém, nenhuma outra prova além do encaixe dos continentes foi dita e a teoria foi esquecida com o tempo. Quase 1 século depois, os trabalhos do meteorologista e geólogo Alfred Wegener, publicados em 1913, trouxeram as discussões sobre a Pangeia (do grego, terra única) de volta. Em A Origem dos Continentes e Oceanos, Wegener trouxe mais evidencias para provar o que ele chamou de Teoria da Deriva Continental. Na sua teoria, ele afirma que os continentes foram 1 só, à cerda de 300 milhões de anos atrás. Além dos continentes se encaixarem, Wegener diz ter achado fósseis semelhantes porém muito longe, entre si.
  • A separação da Pangeia teve inicio, na era Mesozoica, há 190 milhões de anos atrás, então o planeta passou a contar com dois imensos blocos continentais: Laurásia (atual America do Norte, Europa e Ásia) e Gondwana (America do Sul, Índia e Oceania). Ainda na era Mesozoica, Gondwana se separou, migrando para onde encontramos o Polo Sul, atualmente. Como só existia a Pangeia, que era um continente único, só existia um oceano que circulava, o Pantalassa, lar de vários répteis marinhos. Como consequência da separação da Pangeia, e aos poucos com a distância de Laurásia e Gondwana, foram se criando outros oceanos.
  • Apesar de muitas provas que confirmam a Teoria da Deriva Continental, ainda é necessário mais evidencias para explicar como os continentes migraram. O que levou a separação da Pangeia? Que tipo de força faria um continente imenso se partir se espalhar através do globo terrestre? Com o tempo, foi possível desenvolver técnicas mais precisas de datação das rochas. O estudo da idade das rochas permitiu descobrir que um tipo de solo que tem certas condições e que tem uma idade exata, existe na América do Sul e também tem na África, o que comprova que os dois já estiveram juntos em algum momento da Terra. Porém, as evidencias que realmente comprovam, só vieram depois da Segunda Guerra Mundial, quando vasculharam os mares, assim, criando a Teoria da Tectônicas de Placas...
  • Bom, iremos terminar na próxima aula, pois não dá mais tempo! Até a próxima aula.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių