A obra conta a história de um homem que tinha uma grande paixão aos animais e que era conhecido por sua bondade. Este homem conhece uma mulher que, assim como ele, compartilhava de um grande afeto por animais e ambos chegam a se casar, convivendo com diferentes tipos de bichos, entre eles um gato preto que se tornou o favorito do homem.
Porém, com o passar do tempo, o homem desenvolveu um vício de beber e, gradativamente, foi perdendo a sua bondade e amor pelos animais, maltratando-os, com a única exceção sendo o seu tão adorado gato preto. Entretanto, em um dos seus ataques de fúria,ele bate e subsequentemente arranca um dos olhos do gato.
Não contente com sua atitude, ele enforcar o gato nos fundos de casa. Talvez como consequência do seu ato, sua casa pega fogo, restando apenas uma parede em pé, esta misteriosamente encrustada com um terrível desenho de um gato enforcado.
O homem, entretanto, se arrepende de suas atitudes, por isso, começa a procurar um gato igual ao anterior. Em uma noite qualquer, ele encontra na rua um gato negro, cego de um olho e em geral muito similar ao primeiro, mas com a diferença de que uma parte de seu corpo era constituída de pelos brancos que formavam o desenho de uma forca.
A situação deixou o dono extremamente nervoso pelo felino. Ele pegou um machado e, pronto para matá-lo sem receio, deu-lhe machadada que, entretanto, não acertou no gato, mas sim sua mulher, que o impediu de acertar o golpe fatal. Irritado por atrapalhar, acabou por acertar um golpe na cabeça da sua mulher, que caiu sobre seus pés.
Apesar de adotá-lo, o homem começa a sentir um grande ódio pelo gato, diferente de sua mulher, que o amava e sentia algo especial por ele. Quando o homem vai até o sótão, o gato passa entre suas pernas e quase o derruba enquanto ele descia as escadas.
Em pânico, o homem esconde o corpo no sótão, entre as paredes, e sai à procura do gato, que parecia ter sumido. Seu desaparecimento se torna um alivio para ele, fazendo com que ele tenha os dias mais calmos de sua vida.Um dia após o fato ocorrido,investigadores batem na sua porta com suspeitas de ter assassinado sua esposa,ele os acompanha em todos os quartos da casa e, ao chegar no sótão, o dono mostra o cômodo com uma expressão de tranquilidade, e os policias não encontram nada.
Na saída, o homem surta e começa afalar sobre a construção sólida da sua casa quando um tijolo da parede onde sua mulher estava cai e ouve-se um grito incomum. Desconfiados, os policiais quebram a parede e acham o corpo da mulher em decomposição e, sobre sua cabeça, afigura de um gato preto com a boca entreaberta e os olhos faiscando de raiva.
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių