Como na Conjuração Mineira, delataram a Conjuração Baiana, impossibilitando assim que o movimento acontecesse. Por ser uma manifestação com um grande número de participantes, foram escolhidos quatro desses participantes para a punição exemplar. Esses conjurados foram: Luiz Gonzaga das Virgens , João de Deus Nascimento, Lucas Dantas e Manuel Faustino dos Santos Lira, julgados como responsáveis por espalhar palavras de ordem contra a coroa portuguesa.
Bom dia, turma! Hoje, iremos falar sobre as causas e o desfecho do momento da história que conhecemos como Conjuração Baiana.
Conjuração Baiana
Em 1798, deu-se início à um movimento de diversos nomes, sendo alguns deles: Revolta dos Alfaiates, Revolte dos Búzios e Conjuração Baiana. As principais motivações para a Inconfidência Baiana foram: as desigualdades sociais, baixos salários para soldados e a escravidão. Todos esses itens listados foram uma alavanca para que a manifestação acontecesse.
Reunindo as mais baixas classes sociais ,indo de escravos até professores, a Conjuração Baiana lutava pelo fim da escravidão, salários melhores aos soldados, fim das desigualdades sociais na Bahia e respeito a todos, sendo, então, um movimento social.
Instituição de uma república na Bahia!
Respeito a todos!
Fim das desigualdades!
Fim da escravidão!
Maiores salários!
Viram o que fizeram com Lucas, Manoel,Luís e João? Acho que não quero mais fazer parte do movimento....
A punição dada aos quatro participantes da revolução social é chamada de punição exemplar. Seu objetivo era, justamente, espantar a população para que não fizessem mesmo. Era como um aviso da coroa a todos que fossem contra eles.
Bom, esse foi o pequeno resumo sobre a primeira revolução social do Brasil! Espero que tenham gostado, alunos.
Conjuração Baiana
Adoramos!
Sukurta daugiau nei 30 milijonų siužetinių lentelių