A Igreja da Inglaterra, liderada pelo próprio rei, era a religião nacional na Inglaterra no final dos anos 1500 e 1600. Aqueles que não o seguiam eram frequentemente tratados mal.
Um grupo de separatistas, pessoas que queriam se separar da igreja oficial, deixou a Inglaterra para a liberdade religiosa e foi para a Holanda. Então, depois de alguns anos, esses "peregrinos" navegaram pelo Oceano Atlântico para o Novo Mundo.
Depois de uma viagem de dois meses, os peregrinos desembarcaram no que é agora Plymouth, Massachusetts. Eles construíram um assentamento lá. Eles eram livres para praticar sua própria religião, mas eles não tinham suprimentos suficientes para alimentar por muito tempo.
Logo, os peregrinos conheceram a tribo Wampanoag, que já viviam na área da Baía de Massachusetts. Eles ajudaram os peregrinos a atravessar o primeiro inverno duro.
Os nativos americanos também ensinaram aos peregrinos muitas habilidades importantes, como plantar e cultivar milho.
Os Wampanoags e Peregrinos uniram-se em uma festa celebrando e dando graças pela colheita. Seu trabalho duro significava que eles teriam comida para o inverno.