Vamos falar da características da Cisticercose. É uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária.
Os sintomas da cisticercose podem variar de acordo com o local afetado, se o local afetado for:Cérebro: dores de cabeça, convulsões;Coração: palpitações, dificuldade em respira;Músculos: dor local, inchaço, cãibras;Entre esses sintomas, existem muito mais.
Agora vamos falar sobre a prevenção conta a cisticercose. Para se previnir você precisa higienizar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o banheiro, tomar apenas água tratada e filtrada, não defacar em lugares impróprios, cuidado na criação de porcos, etc.
A transmissão de cisticercose pode ser através de alimentos ou água contaminada com fezes humanas portadores de tênia. Quando uma pessoa contaminada defeca no chão ao ar livre, libera os ovos , que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, os pastos e etc.
O tratamento de cisticercose geralmente é feito com reméidos como Praziquantel, Dexametasona, Albendazol, Antiparasitários e Corticoide em alguns casos