Duke Orsino está apaixonado pela condessa Olivia, que está de luto por seu recém-falecido irmão. Olivia se recusa a casar com alguém por sete anos, mas Duke Orsino está determinado a conquistá-la. Enquanto isso, Viola, um belo aristocrata, naufraga na ilha de Ilíria, e ela acredita que seu irmão gêmeo Sebastian provavelmente se afogou.
Viola se disfarça de homem e se chama Cesário, e começa a servir na corte de Duke Orsino, onde ela acaba se apaixonando por Duke enquanto ainda está disfarçada de homem. O Duque envia Cesario como um enviado a Olivia em seu nome, mas Olivia acaba se apaixonando por "Cesario".
Sebastian é realmente muito vivo e fica com um homem chamado Antonio no outro lado da ilha. Enquanto isso, os membros da corte de Olivia conspiram para fazer Malvolio pensar que ela se apaixonou por ele. Eles entregam uma carta em sua caligrafia dizendo-lhe para agir e se vestir estranhamente para provar seu amor por ela.
Sir Toby convence Sir Andrew para desafiar Cesario a um duelo para ganhar o coração de Olivia. Antonio tenta detê-los e é arrastado para longe. O comportamento de Malvolio alarma Olivia, então Maria, Sir Toby e Fabian aproveitam para travar Malvolio.
Enquanto isso, os Senhores Toby e Andrew se deparam com Sebastian perto e confundi-lo com Cesario. Andrew ataca Sebastian e Olivia chega. Ela pede a Sebastian que se case com ela e ele concorda feliz. Feste, o tolo, se disfarça de sacerdote e confunde-se com Malvolio, fazendo com que Malvolio comece a se perguntar se ele é louco depois de tudo.
Antonio é trazido para Orsino. Olivia entra e cumprimenta Viola, pensando que ela é o homem com quem ela acabou de se casar. Sebastian chega, e Viola revela sua verdadeira identidade. Orsino percebe que ele está apaixonado por Viola. Malvolio é liberado de sua prisão quando é revelado que a carta era uma falsificação; ele jura sua vingança.