Peça aos alunos que criem um pôster com a biografia de uma figura importante da história judaica
स्टोरीबोर्ड पाठ
Mordecai
(1) Rei Assuero expulsa rainha Vasti A história da jovem judia Esther, que salvou seu povo de uma trama genocida, encontra-se no Livro de Esther no Tanakh. A história começa na antiga Pérsia por volta de 478 AEC, quando o rei Assuero governava um vasto império persa. No entanto, como a história continua, o rei Assuero era um rei vaidoso e irresponsável que dava festas suntuosas cheias de bebida e comida enquanto deixava o governo de seu reino para seus conselheiros. Um dia, o rei Assuero ficou tão zangado com sua rainha Vashti por se recusar a dançar para ele, que a baniu imediatamente! Ele ficou tão mal-humorado depois que seus conselheiros começaram a procurar uma nova rainha. Eles procuraram por todo o reino.
(3) Plano de Mal de Haman Um dia, o primo de Ester, Mordecai, ouviu por acaso uma conspiração para matar o rei. Ele contou a Ester sobre o plano de assassinato e ela avisou o rei bem a tempo! O rei ficou muito grato a Ester e Mordecai por terem salvado sua vida. Um dos conselheiros do reis era o malvado Hamã. Ele foi nomeado primeiro-ministro e, por causa dessa nova função, ordenou que todo o povo da Pérsia se curvasse diante dele quando ele falecesse. Quando Hamã passou por Mordecai e ordenou-lhe que se curvasse na rua, Mordecai recusou-se, dizendo: "Eu sou judeu e não nos curvamos aos humanos, apenas a Deus". Hamã ficou furioso e traçou uma estratégia para assassinar não apenas Mordecai, mas também todo o povo judeu que vivia no Império Persa!
A partir do Livro de Ester: The Young judaica mulher que salvou seu povo
rei Assuero
Rainha Esther
"... E quem sabe mas que você veio para sua posição real para um momento como este? " - Ester, 4:14
(2) Ester torna-se rainha da Pérsia Esther era uma órfã que foi criada por seu amável primo Mordecai e sua família. Eles moravam na cidade de Shushan, perto do palácio. Embora Ester e sua família fossem judias, o povo judeu havia sido conquistado pelo Império Persa e viveu entre os persas por muitos anos desde então. Enquanto Esther e sua família praticavam sua fé judaica em casa, eles eram assimilados, falavam e se vestiam como persas. Esther era conhecida por sua beleza. Assim que o rei a viu, ele ficou apaixonado por ela e a escolheu para ser sua rainha. Ele não sabia que ela era judia.
(4) Esther entra em ação Hamã facilmente convenceu o distraído Rei Assuero a seguir com seu plano. O rei quase não reconheceu, simplesmente dizendo, "faça o que quiser". Por causa da maldade de Hamã e da apatia do rei Assuero, o povo judeu foi horrivelmente condenado à morte. Ester e Mordecai ouviram falar do terrível plano de Haman e entraram em ação. Mordecai protestou fora das paredes do palácio enquanto Ester fazia um plano ousado de visitar o rei. E Sther temia o rei iria executá-la para visitá-lo sem aviso prévio, que era a sua maneira. Felizmente, ele ficou satisfeito em vê-la. O rei se ofereceu para dar a ela tudo o que ela quisesse, então Ester o convidou para um banquete que ela havia preparado secretamente para o dia seguinte. Depois de um banquete abundante, o rei ficou tão satisfeito que disse que lhe concederia outro desejo. Esther habilmente pediu que ele comparecesse a outro banquete no dia seguinte.
(5) A rainha Ester salva o povo judeu da Pérsia! O rei queria homenagear Mordecai por salvar sua vida. Ele pediu a Haman que desfilasse Mordecai pelas ruas com as melhores roupas, proclamando a grandeza de Mordecai para a cidade. Hamã ficou furioso, pois considerava Mordecai seu humilde inimigo. Mas Haman teve que concordar. Depois, para suprimir sua humilhação e raiva, Hamã continuou com seu plano maligno erguendo uma grande forca do lado de fora do palácio para enforcar Mordecai no dia seguinte. Esse foi o dia do segundo banquete de Ester. Depois do jantar, o rei ficou tão satisfeito com Ester que disse que lhe concederia qualquer desejo. Esther desejou que o rei matasse qualquer um que quisesse fazer mal a ela e a sua família. O rei concordou que, claro, ela e seu povo seriam protegidos. Quando Ester revelou que Hamã estava planejando a execução dela e de Mordecai e a morte de todos os judeus na Pérsia, o rei ficou chocado! O rei Assuero ordenou que Hamã fosse executado na mesma forca que ele construiu para Morde cai. Todos se alegraram! Os judeus foram salvos e Mordecai tornou-se primeiro-ministro. Enquanto o preguiçoso Rei ainda não estava envolvido, o reino prosperou por muitos anos sob a liderança de Mordecai e da Rainha Ester.
Haman
A celebração judaica de Purim! O feriado judaico de Purim celebra a história de Ester. Em um dia em que o povo judeu deveria ser massacrado, eles foram salvos. Purim celebra esse contraste entre o desespero total e a salvação; do bem triunfando sobre o mal. "No décimo segundo mês, que é o mês de Adar, em seu décimo terceiro dia ... no dia em que se esperava que os inimigos dos judeus prevalecessem sobre eles, a situação mudou: os judeus prevaleceram sobre seus adversários." - Ester 9: 1. Purim é celebrado com festas, comida, bebida, desfiles e fantasias extravagantes, incluindo máscaras como as usadas em bailes de máscaras durante o século 13 na Itália.