Este G.R.A.P.E.S. O gráfico é para a China Antiga. Significa: G: Geografia; R: Religião; R: Conquistas; P: Política; E: Economia; S: Estrutura Social. A extensão seria fazer um gráfico separado para cada categoria para expandir as informações.
स्टोरीबोर्ड पाठ
CHINA ANTIGA
GEOGRAFIA
G
RELIGIÃO
R
REALIZAÇÕES
UMA
POLÍTICA
P
ECONOMIA
E
ESTRUTURA SOCIAL
S
NOBILIDADE: SCHOLARS, WEALTHY LANDOWNERS
OFICIAIS DO GOVERNO E SOLDADOS
IMPERADOR
A China é um grande país localizado no leste da Ásia, dividido em duas regiões principais: China externa a oeste e China interna a leste. O exterior da China tem as montanhas do Himalaia, o planalto tibetano e os desertos do noroeste. O interior da China tem dois rios principais : Huang He (Amarelo) na planície do norte da China e Chang Jiang (Yangtze) no sul nas bacias de Chang Jiang. Os rios fornecem água para as pessoas, agricultura e transporte.
Três grandes religiões ou filosofias da China Antiga (chamadas de "três pilares" ou as três formas) eram: Taoísmo, Confucionismo e Budismo. Essas religiões eram filosofias que influenciavam a maneira como as pessoas viviam, a hierarquia social, bem como o governo, a ciência e as artes.
A China antiga fez avanços na agricultura, irrigação, pintura, cerâmica, arquitetura, música, escrita: caligrafia e poesia, filosofia, astronomia, matemática, engenharia. Eles inventaram a pólvora, o papel, a seda, a bússola, a porcelana, a gravura. Destacou-se na metalurgia em bronze. Criou redes massivas de estradas e canais que levam à "Rota da Seda" e sistemas de defesa como a Grande Muralha da China.
Na China Antiga, os governantes passavam seu poder para um membro da família, geralmente o filho mais velho. Essas famílias governariam por muitos anos, criando um período denominado dinastia. Sempre que uma nova família assumia o poder, uma nova dinastia começava. Os chineses acreditavam que seus imperadores tinham o direito de governar pelo "Mandato do Céu".
A economia da China antiga baseava-se no cultivo das terras ao redor dos rios Huang He e Chang Jiang, com plantações de trigo, milho, arroz, frutas, vegetais e gado. Os artesãos e artesãos trabalharam com cerâmica, porcelana, metais como bronze e depois ferro. Eles faziam papel e seda, que eram vendidos por mercadores e comerciantes. A China também criou uma forma de moeda padronizada, o Ban Liang.
A China tinha uma hierarquia social estrita com o imperador e sua família no topo, seguidos por funcionários do governo e nobres que eram ricos proprietários de terras e estudiosos. A classe Camponesa era composta por agricultores, artesãos e artesãos, bem como por mercadores e comerciantes. Na base da hierarquia social estavam pessoas escravizadas que geralmente eram trabalhadores, construtores ou servos e não tinham direitos.