CACAU
HERO TWINS
KUKULC Á N
YUCAT Á N PENÍNSULA
Sementes que vêm de uma pequena árvore perene tropical americana e podem ser usadas para fazer cacau, manteiga de cacau e chocolate. Os maias o consideravam o alimento dos deuses . O cacau era parte integrante de sua vida religiosa e cotidiana.
Um tipo de livro que foi criado por uma longa folha de papel que foi dobrada como uma sanfona. Os maias tinham uma linguagem escrita hieroglífica de mais de 800 caracteres. Tragicamente, todos os códices, exceto 4, foram destruídos pelos conquistadores espanhóis.
Uma história importante, os gêmeos heróis eram excelentes jogadores de bola e enganavam os senhores do submundo. Por causa disso, os deuses do céu formaram um gêmeo do sol, um da lua e seus descendentes governantes da Terra. Toda a nobreza maia afirmava ser descendente dos gêmeos heróis, o que lhes dava o direito de governar.
O deus serpente dos maias. Um dos deuses primários, especialmente para os povos Itza de Chichén-Itzà. É descrito como uma serpente emplumada, às vezes com cabeça de homem. Outros povos mesoamericanos adoravam uma divindade semelhante.
Uma área no sudeste do México onde parte da civilização maia se desenvolveu.