Os alunos podem pesquisar e criar um pôster com a biografia de uma pessoa que fez uma contribuição ao nosso conhecimento sobre a evolução e os primeiros humanos! Este pôster é sobre Mary Leakey, a famosa paleoantropóloga!
טקסט Storyboard
Mary Leakey 1913-1996
Mary Douglas Nicol Leakey nasceu em 6 de fevereiro de 1913 em Londres, Inglaterra. Ela era filha de um artista e adorava desenhar. Mary usaria esse talento em sua carreira na paleoantropologia. Quando Mary tinha apenas 17 anos, ela atuou como ilustradora em uma escavação arqueológica! Mary conheceu Louis SB Leakey, um arqueólogo e antropólogo, na década de 1930 e eles se casaram em 1937. Como uma equipe, os Leakey se mudaram para a África e trabalharam para descobrir vários fósseis na Tanzânia. Sobre seu amor pela aventura e pelas expedições, Mary disse: "Prefiro estar em uma tenda do que em uma casa!"
Em 1948, Mary descobriu o fóssil crânio parcial de um antepassado de ambos os macacos e humanos chamado Proconsulafricanus. Acredita-se que tenha 18 milhões de anos e é considerada uma descoberta fundamental. Em 1959, Mary descobriu o fóssil parcial do crânio de um dos primeiros humanos conhecido hoje como Australopithecus boisei . Este hominídeo tinha um cérebro pequeno e dentes grandes e acredita-se que tenha 2 milhões de anos. Em 1960, os Leakey fizeram outra descoberta dramática. Eles encontraram os fósseis do chamado Homo habilis , um hominídeo que viveu entre 2,3-1,6 milhões de anos atrás! Este hominídeo mostrou evidências do uso de ferramentas de pedra, o que lhe valeu o apelido de "Handy Man".
Louis Leakey morreu em 1972, mas Mary continuou o trabalho de sua vida. Em 1979, Mary fez outra descoberta importante quando encontrou um rastro das primeiras pegadas humanas na Tanzânia. Essa foi considerada a primeira evidência direta de atividade física por hominídeos. Mary escreveu dois livros mais tarde na vida. Olduvai Gorge: My Search for Early Man e sua autobiografia Disclosing the Past . Mary morreu em Nairobi, Quênia, África em 9 de dezembro de 1996. Seus filhos Richard, Jonathan e Philip continuam seu trabalho por meio da Fundação Leakey. Mary Leakey é lembrada como uma pioneira e paleoantropóloga cujas importantes descobertas avançaram nosso conhecimento e compreensão de nossos primeiros humanos.