Já imaginou como seria a vida sem usar o dinheiro?
Estranho, não?
Moça, já pensou se não existisse o dinheiro?
Já pediram?Vou contar uma história pra vocês!
O que você acha?
Há muitos e muitos séculos atrás o dinheiro não existia, mas, como sempre existiu a necessidade de comprar, as pessoas da época tiveram que dar um jeitinho e resolver o problema.
Como?
Em 1695 foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil. Na época essas moedas eram de ouro e prata, com o valor de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata.
A primeira solução foi fazer trocas, então, se uma pessoa tinha colhido muitas frutas, mas precisava de cortes de tecido para fazer roupas, partia à procura de quem estivesse interessado nas frutas, mas também tivesse tecido para fazer a troca, por exemplo. Esse é um sistema de comércio é chamado também deescambo.
Com a descoberta dos metais – ouro, prata e cobre - ficou comprovado que utilizá-los como moeda de troca era a melhor forma de se estabelecer um sistema monetário. Inicialmente eram usados em formato de linguetas ou barras, mas ao longo do tempo foram ganhado formas e inscrições.
Esse sistema introduzido pelos portugueses durou até 1942 quando foi introduzido ocruzeiro. Com o passar do tempo e a consequente desvalorização da moeda ficou muito baixo, até que, em 1965 o governo decretou a criação do cruzeiro novo.
E o cruzeiro?
Assim de 1986 à 1989 vigorou ocruzado, de 1989 à 1990 ocruzado novo, de 1990 à 1993 novamente ocruzeiroaté que finalmente em 1994 surge oreal, moeda que se mantém estável até hoje.
Nossa, você sabe tudo sobre dinheiro... Moça, me traz um X Salada e uma coca!
Cartão, pois temos um prazo mais estendido para pagamento.