Dante encontra-se desviado do seu caminho justo e sozinho no Escuro Escuro do Erro. Seu caminho é bloqueado por três criaturas que representam Worldliness. Ele é recebido pelo poeta romano Virgílio, que oferece para levá-lo em uma viagem ao redor das criaturas, no inferno, para que eventualmente ele pode chegar ao Monte da Alegria.
CLIMAX
Dante está em uma encruzilhada em sua vida onde ele precisa entender o que aconteceu para que ele possa recuperar sua fé no plano de Deus. Ele tem medo de entrar no Inferno com Virgílio, mas também entende que Virgílio foi enviado para guiá-lo por essa jornada de Beatrice, o amor pela vida de Dante.
AÇÃO CAÍDA
Os poetas descem pelos níveis do Inferno, achando cada pecado e tormento pior do que o nível anterior. Eles encontram os pecadores menores, como aqueles no limbo, o luxurioso, o avarento eo pródigo. Então, eles se movem para os níveis mais profundos do Inferno, onde se encontram com assassinos, desviantes sexuais, feiticeiros, hipócritas, ladrões e, finalmente, os traidores.
RESOLUÇÃO
O ponto culminante de sua jornada chega quando eles entram no círculo mais baixo do Inferno e encontram o próprio Lúcifer no anel central, chamado Judecca. Lúcifer tem três faces e asas poderosas, que aba e congelá-lo no lugar. Ele tem Judas Iscariotes, Brutus e Cassius em suas três bocas, cada um deles porque eram traiçoeiros para seus senhores.
Virgílio e Dante escalam para Lúcifer e para baixo, passando pelo centro de gravidade, até que finalmente saem do Inferno.
Dante olha para as estrelas e vê o Monte do Purgatório, seu próximo passo em sua jornada de compreensão de seu próprio tumulto pessoal. Ele e Virgil continuam sem descanso.