Vamos observar o crescimento populacional de bactérias durante algum tempo.
2 hora
1 hora
Assim, se olharmos no microscópio novamente, após 2 horas do início das nossas observações, teremos 4 bactérias e assim por diante.
3 horas
Temos inicialmente 1 bactéria ...Após 1 hora, olhamos o microscópio e temos 2 bactérias. Elas duplicam-se a cada hora.
Então, na hora 0 temos 1 bactéria, na hora 1 temos 2 bactérias, na hora 2 temos 4, na hora 3 temos 8 bactérias, na hora 4 temos 16 bactérias ...Observaram que rapidamente teremos muitas bactérias?
1
2
3
4
Horas
8
4
2
Bactérias
16
O quantidade de bactérias ao longo do tempo obedece a função f(x) = 2tempo, da qual podemos desenhar esse gráfico. Esse comportamento é de uma FUNÇÃO EXPONENCIAL, em que há um aumento ou decaimento muito rápido ao longo do tempo.
Uma função exponencial tem uma base, que pode ser qualquer número real, positivo, não nulo e diferente de um. Na nossa função de exemplo, a base é o número 2.Há um exponente dessa base que pode assumir um número qualquer. No exemplo, qualquer tempo que se queira calcular a quantidade de bactérias. Assim, o valor de f(x) se torna dependente do valor que quisermos colocar para o tempo.
Calma...Vejam só.Vocês sabiam que é possível controlar o quantitativo de bactérias?Fatores como a disponibilidade de alimento, a temperatura, a umidade, o pH e o oxigênio presente no ambiente influenciam na quantidade de bactérias e no desenvolvimento delas ao longo do tempo.