Odisseu nasce o rei de Ítaca. Como rei, ele é bem conhecido em seu reino, tem uma bela rainha, e tem um filho.
Antes de sua jornada principal, ele lutou na batalha de Tróia. Durante esta guerra, ele mostrou coragem e astúcia como ele lutou e derrotou os troianos.
Enquanto Odysseus luta para chegar em casa, ele fez viagens abrangentes para diferentes ilhas. Ele encontrou muitas raças diferentes de pessoas, deuses e monstros.
Durante seu tempo preso na caverna de Polifemo, ele planejou um plano que mostrava sua verdadeira astucia e força. Com este plano, Odisseu foi capaz de ajudar seus homens a escapar de uma morte certa.
No final da viagem, desembarcou na ilha dos feáceos que conheciam o rei Odisseu e sua luta para ir para casa. Isso o ajudou porque concordaram em dar-lhe passagem segura para Ítaca.
Várias vezes em sua jornada, Odisseu provou ser humilde: mais notavelmente quando ele foi para a Terra dos Mortos para receber a profecia para chegar em casa.
A causa principal da luta de Odisseu para retornar a Ítaca veio do deus Poseidon. Ao longo de sua jornada, Poseidon frustrou Odisseu em vingança por esfaquear o olho de seu filho, o Ciclope Polifemo.